06/06/2026 21:18:48
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8049/

Iluminação pública de Lucas do Rio Verde começa a ser substituída por LED

A primeira etapa do projeto contempla praças, pontos turísticos e algumas ruas e avenidas
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
15/04/2020 15:29

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, iniciou a substituição de luminárias convencionais da cidade por lâmpadas de LED. A iniciativa visa oferecer mais claridade e durabilidade, valorizando os espaços urbanos e aumentando a sensação de segurança no período noturno.

A primeira etapa do projeto, que começou a ser elaborado em 2018, contempla a troca de 1.137 lâmpadas em praças, pontos turísticos e algumas ruas e avenidas. Nesta semana a troca dos equipamentos foi feita na Avenida Mato Grosso, no trecho entre o viaduto e a Igreja Rosa Mística, e segue para outros pontos da cidade.

De acordo com o secretário Gerson Franke, a ação deve reduzir cerca de metade do consumo, uma vez que as lâmpadas de LED são mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz (lúmem/fluxo luminoso) utilizando menos energia.

“As lâmpadas de LED, além de proporcionar uma notável economia de gastos, também têm desempenho consideravelmente superior ao das lâmpadas comuns. Em números, as lâmpadas de LED que estão sendo instaladas no município são capazes de produzir 50% mais luminosidade que as demais lâmpadas com 50% de economia, além de terem uma vida útil maior que as lâmpadas convencionais e dependerem de menos manutenção”, explicou.

Conforme o secretário, o projeto contempla ainda mais duas etapas, que tem o objetivo de realizar a troca das lâmpadas em toda cidade. “O LED colabora para o bem-estar da população, para a segurança local e também para o meio ambiente. Pretendemos contemplar toda cidade com os novos equipamentos, o que totalizará cerca de 11 mil lâmpadas trocadas”, comentou.

Gerson esclareceu ainda que os equipamentos que estão sendo retirados dos postes poderão ser utilizados para manutenção em outros locais que ainda possuem a iluminação convencional.

Foto 360º Avenida Mato Grosso - https://kuula.co/share/7J4KK?fs=1&vr=1&zoom=1&sd=1&thumbs=1&chromeless=1&logo=1


Etapa 1
https://lucasdorioverde.maps.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=7fe6bc440d9649e99a264bc74a3fa53b

•    Lagos municipais Ernani José Machado e Harri Müller
•    Praças dos bairros: Vida Nova, Fujii, Cerrado, Imperial, Amazônia, Primaveras, Veneza, Jardim das Palmeiras, Rio Verde, Cidade Nova, Pioneiro, Tessele Junior, Bandeirantes, Praça dos Migrantes e da Rosa Mística.
•    Trechos: Avenida Mato Grosso, Avenida Goiás, Avenida Paraná, Avenida Rio Grande do Sul, Avenida das Acácias, Avenida Vitória Régia e Rua João Goulart.

 

INFRAESTRUTURA E OBRAS
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição