09/05/2026 15:17:21
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/815/

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM LUCAS CONTARA COM AUTORIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS

Confirmada agora a pouco a presença do futuro ministro dos transportes Paulo Sérgio na audiência pública sobre a ferrovia do centro oeste
Por Ascom
13/03/2010 16:33

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Agora a pouco o prefeito Marino Franz recebeu a confirmação da vinda do futuro ministro dos transportes, Paulo Sérgio, na audiência pública desta segunda-feira em Lucas para debater a implantação da ferrovia leste-oeste.

Alem do ministro Paulo Sérgio foi confirmada também a vinda dos diretores do BNDES, do DNIT e aqueles já haviam confirmado a presença”, disse Marino citando a VALEC, deputados federais, estaduais e os 30 prefeitos de cidades mato-grossenses.

Com o cancelamento da ministra Dilma Rousseff o presidente do DNIT, Luiz Antônio Pagot é quem fará a apresentação do projeto aos participantes.

O projeto de construção da Ferrovia do Centro-Oeste prevê um ramal passando por Lucas do Rio Verde para escoar a produção de grãos, tanto para os portos do Atlântico como do Pacífico.

Na comitiva, deputados federais e estaduais de Rondonia, Acre e Goiás, alem do Governador Blairo Maggi, que primeiro participaram de audiência hoje de manhã (13), em Vilhena (RO), devem chegar em Lucas na tarde deste domingo (14).

O evento, previsto para acontecer a partir das 9 horas da manhã, acontece na Faculdade La Salle, também contará com a participação de executivos das principais multinacionais do agronegócio.

Nós vamos viver um momento ímpar em Lucas do Rio Verde, com a presença de governadores, senadores, deputados estaduais, federais e autoridades do exterior, como por exemplo empresários da Ásia que já confirmaram presença”, disse Marino.

Ele acrescentou que diversos problemas do setor produtivo de Mato Grosso serão resolvidos quando a logística for melhorada. Atualmente, a única via para escoar soja, milho, algodão, carne, madeira e demais produtos das regiões Norte e Médio Norte é via BR-163 até portos em Santos em Paranaguá - ambos com aproximadamente 1,5 mil km de distância e com frete considerado caro. Lucas, por exemplo, é campeão na produção de milho safrinha. Sorriso é maior produtor nacional de soja.

A ferrovia, com previsão do governo para ser feita em 4 anos, pode agilizar o escoamento e diminuir custos de transporte. O plano é fazer 1.602 quilômetros de trilhos entre entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO). No "meio do caminho" haverá um ramal em Lucas do Rio Verde. O trecho terá entroncamento com Ferrovia Norte-Sul na cidade de Uruaçu, cruzará o estado de Mato Grosso no sentido leste-oeste e chegará até Vilhena. Entre Uruaçu e Lucas do Rio Verde a ferrovia terá a extensão de 1.004 km. Já para o trecho entre Lucas-Vilhena serão com 598 km. A projeção é investir R$ 6,4 bilhões e o governo diz que estarão garantidos os recursos no PAC 2.

Este mês e em abril serão realizadas outras audiências públicas, mais uma em Mato Grosso, em Água Boa (Mato Grosso) e Uruaçu (GO) para detalhar o projeto. A primeira aconteceu está manhã em Vilhena (RO).

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde