15/05/2024 17:10:58

SAAE aumenta mais de 12% as ligações de esgoto durante 100 dias de governo

Entre as ações está também a revitalização do Ecoponto, que recebeu diversas melhorias
Por Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque
24/04/2021 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae de Lucas do Rio Verde aumentou em 12,12% as ligações de esgoto realizadas nos primeiros 100 dias do ano, registrando 956 ligações no período. Já as ligações de água foram 321 novas ligações, um aumento de 1,18% deste serviço à população.

Outra ação foi o início da operação de coleta e tratamento de esgoto nos bairros Dalmaso, Bandeirantes IV e Bandeirantes V, atendendo atualmente 850 unidades, podendo chegar a quase 1.300 unidades, com uma extensão de 52 mil metros. Em toda a cidade a cobertura da rede de esgoto chegou a 51,2%.

A autarquia também realizou a ativação e incorporação da unidade de produção PT-22, um tipo de poço, que conta com reservatório para 1.750.000 litros d’água. A instalação melhorou o abastecimento nos bairros Parque das Araras, Cerrado, Jardim Imperial, Jardim Amazônia, Veneza, Jardim das Palmeiras e outros bairros adjacentes.

No início do ano, o Saae implantou o Refis, programa de regularização de débitos para parcelamentos, com vigência durante o ano todo, oportunizando os munícipes a quitarem suas dívidas com a autarquia com descontos em juros e multas.

Outro importante ponto a ser destacado durante o período foi a revitalização do Ecoponto, com a readequação da esteira de coleta do lixo reciclável; conserto e reestruturação das esteiras, construção de muro divisor entre a Usina de Asfalto e reativação da máquina para produzir sacolas de lixo para os órgãos municipais.

Ainda nas instalações do Ecoponto, a estrutura precisou passar por diversas readequações, como a do tamanho dos portões, que também foram revitalizados, e a instalação da máquina de moer vidro, que resultou em um experimento com o resíduo de vidro moído na fabricação de artefatos de cimento, como blocos, manilhas e tampas de manilhas, feitos pelos reeducandos do CDP (Centro de Detenção Provisória).

Os colaboradores da associação de reciclagem receberam uniformes, EPIs e a doação de cestas básicas conforme critérios da Secretaria de Assistência Social.

O Saae disponibilizou ainda uma máquina retroescavadeira para atender a demanda no barracão de reciclagem, foram implantadas rotas alternativas dos caminhões para aumentar a coleta de resíduos recicláveis e, por consequência, a receita dos colaboradores cadastrados também melhorou.

SAAE

15/05/2024 16:58

Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol 7

As inscrições devem ser feitas até 03 de junho, eletronicamente pelas equipes