27/02/2026 09:06:05
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8621/

Coleta de lixo eletrônico no Bandeirantes recolhe material levado por empresas

Munícipes que levaram material para descarte ganharam canudos de inox e gibi educativo
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
24/05/2021 10:35

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicácio)


Ajustar tamanho da fonte:

Com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o Rotary Club arrecadou diversos quilos de lixo eletrônico na praça do bairro Bandeirantes, na ação realizada no último sábado (22). Boa parte do lixo levado ao ponto de coleta foi entregue por empresas da cidade. 

Também apoiaram a arrecadação a Câmara Municipal e a entidade responsável pelo trabalho social de setorização do abastecimento de água no município. O material reciclável é levado para Cuiabá, onde é vendido. O valor arrecadado com a venda é destinado para pessoas em tratamento no Hospital de Câncer (HcanMT).  

Os munícipes que levaram lixo eletrônico para descarte receberam “em troca” um kit com canudo de inox e de um gibi educativo sobre questões ambientais. O objetivo é incentivar o uso de canudos feitos com outro material, que não seja o plástico, que além de ser difícil de ser reciclado, pelo seu tamanho, demora cerca de 400 anos para se decompor. 

Um projeto de lei foi aprovado na Câmara de Lucas, em 2019, e estabelece que canudos e copos plásticos saiam de circulação na cidade. A lei proíbe que hotéis, restaurantes, bares, padarias e outros estabelecimentos comerciais forneçam esse tipo de material aos clientes. 

Ana Carolina Lopes, coordenadora do projeto social água, alerta para o cuidado quanto à destinação de resíduos eletrônicos. “A destinação correta dos resíduos evita que façamos a contaminação do solo e do nosso lençol freático. Como a nossa água em Lucas do Rio Verde vem 100% de poços tubulares, precisamos ter esse cuidado”, ressalta a coordenadora.  

A campanha de arrecadação de lixo eletrônico continuará a ser realizada pelos bairros da cidade, onde a população poderá descartar pilhas e baterias, pequenos equipamentos e eletroportáteis, e equipamentos de informática e telefonia. 

“É importante que a comunidade luverdense vá aos pontos de coleta e leve tudo o que vai à tomada e não está sendo utilizado”, frisou a presidente do Rotary, Josi Cândido. 

Confira a programação de coleta de lixo eletrônico nos bairros:

  • 05/06 - Praça da Rosa Mística – (Av. Mato Grosso)
  • 12/06 – Mercado do Produtor (Av. Goiás) 
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico


23/02/2026 16:55

Corrida Pela Preservação da Água 2026 abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Os atletas poderão optar pelo percurso de 5 e 10 Km


23/02/2026 15:12

Esporte: Modalidades esportivas retornam nesta segunda-feira (23)

Atividades estão sendo retomadas em 13 bairros da cidade


23/02/2026 09:24

Prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 será apresentada pela Prefeitura no dia 26 de fevereiro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h