25/07/2026 07:42:37
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8644/

Gestantes e puérperas com comorbidades são imunizadas contra a Covid-19

A expectativa é que, em breve, gestantes e puérperas sem comorbidades também sejam convocadas para a vacinação prioritária
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
30/05/2021 09:09

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Neste sábado (29), Lucas do Rio Verde deu início à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades contra a Covid-19, grupo incluído nas prioridades de imunização do Ministério da Saúde. No total, 78 mulheres foram vacinadas em duas unidades de saúde do município.

A gestante Jaqueline Correia, 28 semanas de gestação, fala sobre a importância da vacinação nessa fase da gravidez. “Para as grávidas que já estão vivendo uma situação de risco, gestação complicada, se vacinar é sentir uma pontinha de esperança e mais segurança para seguir das próximas semanas até o parto", afirma Jaqueline.

Grávidas e puérperas sem comorbidades também estão previstas na próxima fase da imunização. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, explica como será o próximo passo. “Hoje nós conseguimos avançar mais uma etapa de um público vulnerável, mas estamos no aguardo do recebimento de mais doses para então convocar gestantes e puérperas sem comorbidades. Enquanto isso, essas pessoas podem – e devem – já fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura, porque assim que o município receber mais vacinas que podem ser aplicadas em gestantes e puérperas, nós iremos chamar para a imunização”, explica Cláudia.

Ainda em fase de comprovação, estudos indicam que a imunização pode passar da mãe para o bebê ainda na gestação. Daniela de Meira dos Santos, 34 semanas de gestação, se emociona com a possibilidade. “Nós, gestantes, contamos os dias, semanas, tudo na expectativa do parto. Muitos estudos dizem que bebês já nasceram imunizados e, para mim, é uma emoção muito grande hoje, momento divino, mais do que hormônios de grávidas", brinca Daniela.

Francieli de Melo Valério deu à luz recentemente, 25 dias atrás, e também veio receber a imunização, após uma gestação de alto risco. “Eu não estava esperando receber a vacina tão rápido. Fiz o pré-cadastro e na mesma semana me deram um retorno. Agora, com a primeiro dose eu já fico mais tranquila. Perante a população, é mais uma pessoa sendo imunizada e é muito importante para nós, para a família”, afirma a puérpera.

O prefeito em exercício, Márcio Pandolfi, alerta sobre a importância da realização do pré-cadastro e comparecimento para a vacinação. “A vacina é algo esperado por todos, por isso é importante a conscientização, a procura. Se tiver dúvidas, entre em contato com a Vigilância [em Saúde], acesse o site da Prefeitura ou procure até mesmo os PSFs, pois estamos prontos para ajudar. Mas o recado mais importante ainda é - vacina salva vidas, não deixe de vacinar", afirma Pandolfi.

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde está contemplando pessoas com comorbidades (acima de 50 anos), pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos), pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos) e pacientes com deficiências permanentes cadastradas no BPC (de 55 a 59 anos). A vacinação também segue imunizando idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e forças da segurança. 

Se você faz parte desses últimos grupos prioritários e ainda não recebeu a vacina, entre em contato com a Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone (65) 3549-2502. 

Se houver dúvidas, procure o PSF mais próximo de sua residência.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)