28/04/2024 03:38:04

Primeira colheita de horta comunitária abre comemorações de aniversário do município

Autoridades municipais estiveram presentes no evento no bairro Tessele Júnior
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
02/08/2021 09:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Após dois meses de cuidados e preparo da terra, aconteceu neste domingo (01) a primeira colheita da horta comunitária do bairro Tessele Júnior. O evento abre as comemorações de aniversário do município.

A ação contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Márcio Pandolfi, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, secretário de Infraestrutura e Obras, Alexandre Orbolato, demais autoridades e representantes da comunidade.

O plantio de verduras como alfaces, couve e outras folhosas tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, permitindo o uso de um bem comum, mantendo o contato com a terra, além de ganhar conhecimentos sobre os benefícios de uma alimentação saudável.

O projeto conta com ações coletivas. O Município disponibiliza a área, o adubo e as sementes. A comunidade do bairro é responsável pelo plantio das hortaliças, com o apoio técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

“O Poder Público cumpre com a sua obrigação de melhorar o espaço dando infraestrutura e apoio técnico para os moradores e eles fazem a sua parte, que é cuidar, mantendo o lugar fértil e próspero, beneficiando todas as famílias aqui da região”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Para ter acesso às verduras, as famílias precisam ser cadastradas através do representante da comunidade, onde a pessoa preenche uma ficha disponibilizando o nome completo, telefone e endereço para poder pegar a verdura na horta. O espaço contará com muro, que está em fase de construção, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

“Nesta primeira horta comunitária já temos 49 famílias cadastradas. Estamos estudando a expansão para outros bairros”, revela a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.

Antônio Reinaldo Dias Viana é o representante do bairro Tessele Júnior, responsável em organizar os trabalhos da horta e os cadastros para a distribuição, e se sente honrado com a oportunidade.

“Essa horta veio em bom tempo para nós. É uma terapia mexer na terra. O Município nos presenteou com esse cartão-postal, entrando com o suporte e nós, moradores, com a mão de obra” finaliza Antônio.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol