02/05/2026 17:20:45
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9030/

Declaração do Imposto Territorial Rural teve início nesta semana

Arrecadação do ITR retorna ao município; Do total, 25% são para Educação e 15% para Saúde
Por Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque com Receita Federal
19/08/2021 09:00

(Foto: Prefeitura/ Georreferenciamento)


Ajustar tamanho da fonte:

O prazo para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) de 2021 começou na última segunda-feira (16), quando a Receita Federal passa a receber a declaração de pessoas e empresas que possuem qualquer título de imóvel rural, exceto aquelas que são isentas ou imunes. O procedimento deve ser feito até o dia 30 de setembro, pelo Programa Gerador da Declaração do ITR, no site da Receita Federal.

Precisa fazer a declaração qualquer pessoa física ou jurídica, proprietária ou titular do domínio útil, que vive ou usa a terra ou que possui qualquer título do imóvel rural, assim como a usufrutuária, que é a posse temporária.

Também está obrigada a entregar a declaração a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante.

Segundo a Receita Federal, caso o cidadão não transmita a DITR nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

Arrecadação do município

De acordo com a Secretaria de Finanças de Lucas do Rio Verde, o tributo é de responsabilidade da Receita Federal, para quem o munícipe deve realizar o pagamento. Entretanto, é necessário procurar a pasta para solicitar a pauta do ITR, ou seja, o valor do imposto.

No ano passado, as propriedades rurais luverdenses geraram a arrecadação, por meio do ITR, de R$ 5,2 milhões. A previsão é que neste ano a receita fique em R$ 5,3 milhões, aproximadamente.

A Prefeitura firmou um convênio com o Governo Federal para que 100% da arrecadação com o ITR retornem para o município. Deste valor, ficou estabelecido que 25% sejam destinados para a Educação e 15% para a Saúde. O restante do valor pode ser usado em qualquer custeio, manutenção pública ou investimentos.

O contribuinte deve procurar seu contador para fazer a declaração. A Secretaria de Finanças já disponibilizou aos contadores e entidades os valores da VTN – Valor de Terra Nua – para o exercício de 2021. 

As informações sobre o VTN podem ser solicitadas por e-mail fiscalizacao@lucasdorioverde.mt.gov.br, pelos telefones (65) 3548-2336/2337/2330/2322 ou ainda via whatsapp (65) 99248-0210 ou (65) 99214-1636.  

“Desde o exercício de 2009 temos o convênio com a Receita e todo o ITR retorna ao município. Também temos uma parceria muito boa com o Sindicato dos Produtores Rurais para informar o que foi arrecadado, o que estamos arrecadando. Pedimos atenção aos prazos para que não dê nenhum problema posteriormente”, enfatiza o secretário de Finanças, Giovanni Rodrigues.  

FAZENDA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/05/2026 14:28

Desafio agro de MTB reúne mais de 300 atletas e movimenta Lucas do Rio Verde no feriado

Prova do algodão teve percurso de cerca de 60 quilômetros e contou com participação de ciclistas de vários municípios


01/05/2026 13:17

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz


01/05/2026 11:27

Campanha do agasalho 2026 é lançada em Lucas do Rio Verde

Com o tema ‘Aqueça um coração’, ação convida moradores a doar e ajudar famílias durante o frio


01/05/2026 07:30

Educação inteligente: Lucas do Rio Verde capacita profissionais da rede municipal para uso pedagógico da Inteligência Artificial

Alinhada às orientações do MEC, iniciativa prepara educadores para integrar a tecnologia ao ensino e tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa


30/04/2026 18:14

Prefeito Miguel Vaz destaca contorno rodoviário como chave para o futuro de Lucas do Rio Verde

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (29) e contou com a participação da sociedade


30/04/2026 17:04

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Visita do governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco aconteceu nesta quarta-feira (29) e teve como foco conhecer as potencialidades do município


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal