02/05/2026 12:02:49
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9168/

Secretaria realiza ações de promoção da saúde em empresas locais

Uma das atividades faz parte da campanha Setembro Amarelo, que alerta sobre prevenção ao suicídio
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
11/09/2021 07:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Duana Souza)


Ajustar tamanho da fonte:

Saúde acessível a todos. Pensando nisso, em parceria com estudantes do curso técnico em enfermagem, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou uma ação da campanha Setembro Amarelo em uma empresa local. Na oportunidade, foram abordados temas pontuais de saúde mental como: principais transtornos que afetam as pessoas, onde buscar ajuda, sinais de alerta e prevenção.

“Essa foi uma ação de prevenção e promoção da saúde e tem como objetivo educar as pessoas para que elas façam escolhas saudáveis em suas vidas e que saibam identificar e reconhecer o desenvolvimento e a gravidade de doenças mentais”, afirma a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Daiane Silva.

De acordo com a coordenadora de treinamento e desenvolvimento, Valéria Andrade, existe uma preocupação extra por parte da empresa, reflexo das consequências do atual cenário de pandemia. “Nossa empresa procura ajudar e se preocupa com nossos colaboradores, de forma que sabemos que estamos vivendo um momento jamais passado antes na história com a pandemia. É importante buscar o equilíbrio para estar bem para desenvolver nossas atividades diárias, estar bem com a família, no trabalho, tudo de forma geral”, declara Valéria.

Além disso, foram abordados outros assuntos como saúde do homem, coronavírus e importância de estar em dia com a saúde. Foi também realizada triagem básica de saúde, com aferição de pressão e verificação de saturação. “Muitas vezes as pessoas não tiram um tempo para cuidarem da saúde de forma preventiva. Por isso as ações de prevenção e promoção são tão necessárias e devem ser disseminadas”, ressalta o coordenador da Atenção Básica, Alexsander Brito.

Ainda sobre ações especiais em empresas locais, o coordenador esteve recentemente em outro local abordando medidas de proteção contra a Covid-19, sintomas e onde buscar ajuda, além de reiterar a importância da vacinação e eficácia de todas as vacinas disponíveis atualmente.

O atendimento das unidades básicas de Saúde quando se trata da saúde do homem e saúde da mulher, cuidados, exames e um olhar mais específico sobre cada um de forma individual, também foram assuntos da roda de conversa. O encontro serviu para incentivar os profissionais a buscarem ajuda preventiva e não descuidarem da própria saúde.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/05/2026 13:17

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz


01/05/2026 11:27

Campanha do agasalho 2026 é lançada em Lucas do Rio Verde

Com o tema ‘Aqueça um coração’, ação convida moradores a doar e ajudar famílias durante o frio


01/05/2026 07:30

Educação inteligente: Lucas do Rio Verde capacita profissionais da rede municipal para uso pedagógico da Inteligência Artificial

Alinhada às orientações do MEC, iniciativa prepara educadores para integrar a tecnologia ao ensino e tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa


30/04/2026 18:14

Prefeito Miguel Vaz destaca contorno rodoviário como chave para o futuro de Lucas do Rio Verde

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (29) e contou com a participação da sociedade


30/04/2026 17:04

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Visita do governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco aconteceu nesta quarta-feira (29) e teve como foco conhecer as potencialidades do município


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos