25/07/2026 01:28:28
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9170/

Setembro Amarelo: Saúde realiza Dia D de prevenção ao suicídio

Evento foi aberto a toda população e contou com dinâmicas, roda de conversas e triagem básica de saúde
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
11/09/2021 14:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Música, informação e entretenimento para toda a família. Assim foi marcada a ação do Dia D de Valorização à Vida, realizada na manhã deste sábado (11), pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Na rotária da Igreja Rosa Mística, profissionais de saúde, cultura, assistência social, esporte e direito estiveram disponíveis desenvolvendo atividades que abordavam saúde mental e seus efeitos na sociedade, dinâmicas, testes rápidos de ISTs e informações sobre como e onde buscar ajuda na rede pública de saúde. Além disso, foi montada uma exposição de artesanatos e espaço de contação de histórias e pintura facial para as crianças.

Sebastião Barbosa, 54 anos, aproveitou a ida ao supermercado para fazer uma parada no evento. “Eu nunca tinha ouvido falar de Setembro Amarelo, nem nada disso. Mas agora que estou aqui vejo que é uma coisa muito importante, né? Todo mundo tem que cuidar do corpo e da cabeça também”, afirma o soldador.

Para a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Daiane Silva, existe ainda muito preconceito e tabu em se tratar do assunto saúde mental. “Precisamos falar sobre suicídio, sobre saúde mental. As pessoas entendem quando alguém quebra um braço ou está com gripe, mas não enxergam os transtornos mentais como uma coisa real ou como doenças que também necessitam de diagnóstico e tratamento”, explica a psicóloga.

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, destaca a importância da reestruturação do atendimento da saúde mental em Lucas do Rio Verde. “Estamos desde o início do ano fortalecendo esta Rede porque entendemos a importância de estarmos preparados para atender o cidadão nessa demanda também. Pedimos que as pessoas estejam atentas aos sinais da saúde mental. Nós ainda estamos em pandemia e, muito em breve passaremos por isso, mas restarão algumas sequelas deste processo todo”, afirma a médica.

A Rede é formada pela Secretaria Municipal de Saúde, CAPS, NASF, Secretaria de Assistência Social, CREAS, CRAS, Corpo de Bombeiros, secretarias de Esporte e Lazer, de Cultura, de Educação, de Segurança e Trânsito, de Administração (com o Espaço VIDAS), além da Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar.

Onde buscar ajuda?

Lucas do Rio Verde oferece uma rede de assistência aos cidadãos, com cobertura do SUS em diversas unidades.

Para casos de urgência e emergência, das 6h à meia noite, é possível procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM). Na madrugada, até às 6h da manhã, o atendimento emergencial deve ser feito no Hospital São Lucas.

Em casos eletivos, com serviços agendados, as pessoas devem procurar o PSF de origem e passar por atendimento médico. Só a partir dali, cada caso será avaliado e encaminhado posteriormente às unidades especializadas em atendimento de saúde mental, como o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).

O CAPS também atende livre demanda de casos graves e moderados, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 11h, na sexta-feira.

Para uma escuta qualificada, disque 188 (ligação gratuita no Estado), canal de apoio disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Além disso, é realizado semanalmente um Grupo de Apoio Psicológico (GAPsi), com encontros toda quinta-feira, das 17h30 às 18h30, no antigo Fórum - Av. Rio de Janeiro (ao lado da Escola Olavo Bilac). O encontro é aberto a toda população e é um espaço de escuta qualificada para abordar temas como ansiedade, depressão, estresse, relações sociais, autocuidado, esgotamento, insônia, suicídio, família, entre outros.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)