23/04/2024 05:34:23
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9192/

Mauro Mendes assina contrato para construção de ferrovia nesta segunda-feira em Lucas do Rio Verde

Ato solene terá a presença de autoridades estaduais e municipais
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
16/09/2021 16:35

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

O contrato com a empresa apta para construir e atuar na extensão da Ferronorte, homologado pelo Governo do Estado na última semana, será assinado na segunda-feira (20) em Lucas do Rio Verde, com a presença do governador Mauro Mendes. 

A solenidade será às 18h, aberta ao público, no Parque de Exposições Roberto Munaretto (pavilhão da Expolucas). Mais cedo, além de Lucas do Rio Verde, o governo vai realizar o mesmo ato em Cuiabá e Nova Mutum, cidades que também receberão terminais da ferrovia.

Sendo considerada a primeira ferrovia estadual do país, a modalidade escolhida pelo Governo de Mato Grosso foi elogiada pelo prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz. “Essa é uma atitude corajosa do governador do Estado, Mauro Mendes, de trazer para si a responsabilidade de autorização do projeto dessa importante ferrovia”.

Segundo o projeto, a ferrovia terá 730 quilômetros de extensão e com investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação. A fiscalização para execução da linha férrea ficará por conta da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager).

O cronograma da Rumo Logística S/A aponta que o primeiro trecho, de Rondonópolis até Cuiabá, deve entrar em operação em 2025. Já o segundo trecho, de Cuiabá até Lucas do Rio Verde, passando por Nova Mutum, deve entrar em operação em 2028.

Uma vez implantada, a Rumo fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no estado.

A assinatura do contrato autoriza a empresa a iniciar a construção da linha férrea que vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

A solenidade de assinatura, em todos os três municípios, será transmitida pelas redes sociais do Governo de Mato Grosso.

Entroncamento Ferroviário
A Ferronorte deve ser a primeira ferrovia a chegar ao município luverdense, iniciando assim o entroncamento ferroviário. 

Outra grande ferrovia que deve chegar a Lucas é a Fico. Ela é parte fundamental do plano de expansão da malha ferroviária do Governo Federal para reequilíbrio da matriz de transporte e redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior. Em um primeiro momento, a ferrovia terá 383 quilômetros de extensão, entre Mara Rosa (GO), a partir da ligação com a Ferrovia Norte Sul (FNS), até Água Boa (MT). Esse trecho deve ter autorização para início de construção nesta sexta-feira (17). A VLI logística, que já atua no setor ferroviário, entregou ao Ministério da Infraestrutura uma carta pedindo autorização para atuar em um segundo trecho da Fico, de Água Boa a Lucas do Rio Verde. 

Por fim, a Ferrogrão é mais uma ferrovia que deve integrar o entrocamento. O projeto em discussão liga Sinop ao porto de Miritituba. A ferrovia deve se expandir, no segundo momento, passando por Sorriso e chegando a Lucas do Rio Verde. Segundo o Governo Federal, a capacidade de transporte por esse modal será de 42 milhões de toneladas inicialmente em 933 km de extensão. A ferrovia terá alta condição de transporte e competitividade no escoamento da produção pelo Arco Norte, papel esse que, hoje, é desempenhado pela rodovia BR-163.

GABINETE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/04/2024 17:00

Mamografia e preventivo são ofertados em Sesc Saúde Mulher a partir desta terça-feira (23)

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e sábado, das 8h às 11h


22/04/2024 16:34

Comunidades recebem serviços da equipe volante do Cras em abril

Quase 200 pessoas foram beneficiadas com atendimentos da Assistência Social em Itambiquara e Groslândia


22/04/2024 10:09

Dentistas da rede municipal participam de capacitação sobre Biópsia na Cavidade Oral

A formação faz parte da qualificação dos profissionais de saúde bucal


22/04/2024 08:29

Confira as licitações abertas pela Prefeitura nesta semana

Os editais podem ser conferidos no site


19/04/2024 16:27

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social


19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril


19/04/2024 14:27

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo


19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus


19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


19/04/2024 10:13

Esporte está com inscrições abertas para o 10º GP de Ciclismo

A competição será no dia 05 de maio e as inscrições são limitadas