01/06/2026 14:20:35
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9199/

Plano Extraordinário de Intervenção Pedagógica é apresentado ao Conselho de Educação de Lucas do Rio Verde

Com o retorno das aulas presenciais, o plano ajuda o professor a se reorganizar em tempos de pandemia
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
17/09/2021 12:50

(Foto: Secretaria de Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de definir as habilidades prioritárias dentro do Plano Extraordinário de Intervenção Pedagógica na retomada das aulas presenciais, a assessoria, os coordenadores pedagógicos e os professores da educação infantil e ensino fundamental, realizaram encontros e grupos de estudos para definir as prioridades a serem trabalhadas nas unidades escolares contempladas no documento. 

O assessor pedagógico João Edson de Sousa foi quem realizou a apresentação em nome da Secretaria Municipal de Educação. “O Plano é uma proposta de reorganização para ajudar o professor a se planejar frente a este momento de pandemia. Os anos letivos de 2020 e 2021 são atípicos e precisarão ser reorganizados de forma diferente do formato regularmente adotado”, explica o assessor.

A proposta de reorganização curricular do Plano Extraordinário de Intervenção Pedagógica norteia os trabalhos na Educação Infantil Pré-escola (Infantil IV e V) e para cada ano (1º ao 9º ano) do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde.

A Secretaria Municipal de Educação informa que os critérios do plano estão de acordo com a Lei Federal n.º 14.040/2020 que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública. 

A lei trata do cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, inclusive por meio da adoção de um ‘continuum’, método que une os dois anos escolares em um ano letivo. Ou seja, em 2021, os estudantes do Ensino Fundamental desenvolverão habilidades previstas para o ano de 2020 e 2021, com exceção do primeiro ano do Ensino Fundamental.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população


01/06/2026 08:46

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Com foco na inovação, o projeto SaberTech promove o aprendizado em programação, robótica e inteligência artificial


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


30/05/2026 12:35

Maio Amarelo é encerrado com participação de estudantes e forças de segurança em Lucas do Rio Verde

Conscientização no trânsito, palestras nas escolas e simulação de acidente marcaram a campanha


29/05/2026 16:00

Visão de futuro: Lucas do Rio Verde planeja desenvolvimento para os próximos anos com revisão do Plano Diretor

Apresentação foi realizada ontem (28), em audiência pública na Câmara Municipal


29/05/2026 12:39

4ª Olimpíada Municipal de Foguetes transforma ciência em espetáculo educativo em Lucas do Rio Verde

41 equipes competiram no Estádio Passo das Emas nesta sexta-feira (29)


29/05/2026 11:47

Audiência Pública apresentou prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026

A apresentação da prestação de contas cumpre à Lei de Responsabilidade Fiscal


28/05/2026 14:43

Com mais de 16 mil empresas, Lucas do Rio Verde atrai maior atacarejo de MT e fortalece economia

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com as presenças do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, secretários e autoridades locais


28/05/2026 10:09

Jovens líderes em formação: encontro de cooperativas escolares capacita alunos da rede municipal

Estudantes participaram de oficinas voltadas à liderança, comunicação e educação financeira


28/05/2026 07:47

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (28)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (30), na Central de Regulação


28/05/2026 07:31

Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e debate do Plano Diretor nesta quinta-feira (28)

Eventos acontecerão na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, a partir das 17h, e serão transmitidos de forma on-line