26/02/2026 22:46:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9247/

Programa Mais MT Muxirum motiva adultos a ler e escrever em Lucas do Rio Verde

Matrículas gratuitas estão abertas até o dia 30 de setembro
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
28/09/2021 09:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A educação oportuniza realização de sonhos. Na noite desta segunda-feira (27), oito alunos que estão participando do Programa Mais MT Muxirum, que alfabetiza jovens e adultos, receberam a visita do prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, primeira-dama Janice Ribeiro e da secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, na abertura da aula.

O objetivo do programa do Governo de Mato Grosso é aumentar o índice educacional entre jovens e adultos em cinco anos. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos. 

“Esta parceria com o Estado é uma ótima oportunidade e a gente espera que mais pessoas possam ter a mesma determinação destes alunos que estão aqui presentes. Meu pai não sabia ler e eu o ensinava quando criança. Eu percebia o interesse que ele tinha, que ele queria aprender e não teve a oportunidade de aprender. Eu desejo que façam um bom proveito deste aprendizado que é único e não tem hora para começar. Assim como não tem hora pra ser feliz, né? Aprender é sempre uma boa oportunidade”, incentiva o prefeito Miguel Vaz.

As aulas estão sendo realizadas na Primeira Igreja Batista, no Jardim das Palmeiras, e as matrículas ainda estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 30 de setembro.

“O objetivo do MT Mais Muxirum é oportunizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando criança.  Esta parceria entre governo estadual, município e, também no caso aqui de Lucas do Rio Verde, com a Igreja Batista, que está cedendo o espaço, faz com que tenhamos um  espaço confortável, favorecendo melhor ainda o processo de aprendizagem. É um projeto que faz diferença porque muitos deles estão retornando aos bancos escolares e para outros é a primeira vez. Vai marcar a vida dessas pessoas”, enfatiza a secretária Elaine.

Arlanete Mendes da Silva, 49 anos e doméstica, é uma das alunas do projeto e vê a iniciativa como um novo mundo se abrindo na vida dela. “Quando eu era criança, morava na roça e o trabalho era pesado, sem tempo para os estudos. Meus pais também eram analfabetos e achavam que os filhos não precisavam estudar, apenas a dedicação do trabalho braçal. A gente que não sabe ler, passa muita vergonha. Mas agora tenho oportunidade de aprender e perto de casa ainda. Estou ansiosa e graças a Deus eu vou conseguir saber ler e escrever”, conta emocionada.

Programa Mais MT Muxirum 
Palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.

A matrícula é gratuita e deve ser feita no Centro de Formação, de terça a quinta-feira, das 8h às 10h, nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Mais informações pelo telefone (65) 99233-1890 (Laura).

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico


23/02/2026 16:55

Corrida Pela Preservação da Água 2026 abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Os atletas poderão optar pelo percurso de 5 e 10 Km


23/02/2026 15:12

Esporte: Modalidades esportivas retornam nesta segunda-feira (23)

Atividades estão sendo retomadas em 13 bairros da cidade


23/02/2026 09:24

Prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 será apresentada pela Prefeitura no dia 26 de fevereiro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h