25/04/2024 06:52:17

Prefeitura de Lucas do Rio Verde participa de encontro com ministro da Educação em Sinop

Em pauta estava a criação da Universidade Federal do Nortão
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior e Maíra Matos
30/09/2021 16:05

(Foto: Ascom Prefeitura/Marcello Paulino)

Um evento realizado na noite desta quarta-feira (29), em Sinop, tratou sobre a emancipação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com isso, se cria uma nova faculdade pública, atendendo toda a região Médio-Norte do estado. Para dar apoio ao projeto, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, acompanharam o ato solene.

Na presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, os prefeitos da região fizeram o pedido oficial para a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso (UFNMT), em Sinop e Lucas do Rio Verde, além do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Sorriso.

Para dar legalidade à proposta, o senador Carlos Fávaro apresentou no ano passado o Projeto de Lei 4.812/2020, que está em tramitação no Senado. O ministro Milton Ribeiro pediu apoio dos parlamentares para que a emancipação seja viabilizada. “Agora eu devolvo a bola para os senadores porque eu não tenho direito a nenhum voto no parlamento. Eu não voto. Eu quero que os senhores prefeitos que estão aqui, me ajudem a apertá-los [senadores e deputados federais] também, assim como fui apertado hoje aqui”, declarou o ministro da Educação durante pronunciamento.

Miguel Vaz destacou a importância, especialmente para Lucas do Rio Verde, dessa proposta de emancipação. “Com essa proposta, Lucas do Rio Verde poderá ter a Universidade Federal do Nortão. Isso representa muito mais independência para nossa região e por isso a importância de todos os prefeitos estarem unidos, com o mesmo objetivo e pensando regionalmente. Todos os prefeitos estão unidos, com o mesmo objetivo, pensando regionalmente, e isso é muito bom para essa região tão importante para o estado”.

Com o prefeito de Lucas do Rio Verde estava a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, que aproveitou a presença de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para apresentar algumas demandas do município.

“Nós fizemos algumas reivindicações a respeito de algumas pendências, das quais nós tivemos algumas respostas. Os técnicos do FNDE mencionaram que no mês de outubro nós teremos algumas respostas positivas em relação às demandas apresentadas. Então, vamos ficar no aguardo e, caso não ocorra esse retorno, nós vamos fazer novamente as solicitações da área de edificações”, disse Elaine.

No evento, também participaram os senadores Carlos Fávaro e Wellington Fagundes, deputados estaduais, além do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE), Marcelo Ponte, reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, prefeitos, vereadores e representantes de entidades da região.

EDUCAÇÃO GABINETE

24/04/2024 16:46

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h