24/07/2026 22:29:01
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9388/

Lucas do Rio Verde investe mais de R$ 400 mil em iluminação de LED

Fruto de parceria com a Aneel, novas luminárias de LED devem gerar economia de, no mínimo, 55%
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
27/10/2021 13:03

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Uma cidade bonita, sustentável e segura: esse é objetivo do programa de eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a concessionária Energisa. Por meio deste programa, o Município de Lucas do Rio Verde investirá mais de R$ 400 mil em melhorias na iluminação pública das vias urbanas da cidade. 

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Cidade, à frente do projeto, haverá substituição das luminárias de vapor metálico para luminárias de LED. A tecnologia confere maior segurança pública, redução de custos com manutenção e ainda sustentabilidade ambiental.

A troca teve início nesta semana, com substituições feitas em um trecho da Avenida Brasil, da Avenida Paraná e outros espaços públicos, como a rotatória do Paço Municipal. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos por uma empresa terceirizada, que está sendo acompanhada pela Secretaria de Planejamento. 

Segundo Welder Maciel, analista responsável pelo acompanhamento e fiscalização, a previsão é que a substituição das luminárias garantirá uma economia de, no mínimo, 55% de consumo em relação a iluminação anterior, que é a de vapor metálico.

“A adesão ao programa reforça a proposta da gestão na busca pela modernização e ampliação da infraestrutura, de modo a garantir maior eficiência energética do município”, apontou Welder.

Outros projetos em andamento na secretaria também buscam novos recursos para estender o benefício da iluminação em LED para demais vias urbanas do município, bem como ampliar a outras matrizes energéticas, como a energia fotovoltaica, aponta a pasta. 

Sobre o programa 

O programa de eficiência energética desenvolvido pela Agência Nacional de Energia Elétrica tem o objetivo de incentivar o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos que demonstrem a viabilidade econômica na troca dos equipamentos de iluminação pública atendendo também as prerrogativas legais e regulamentação da Aneel. 

Além disso, através do programa, as concessionárias são obrigadas a aplicar uma parcela de sua receita na realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor elétrico, bem como em ações de eficiência no uso final da energia elétrica.

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)