05/05/2024 15:49:50
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9506/

Prefeitura e Saae lançam projeto de compostagem ecológica residencial

Em Lucas do Rio Verde, escolas e famílias serão beneficiadas
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
18/11/2021 16:07

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae lançaram, na manhã desta quinta-feira (18), o projeto de compostagem ecológica residencial. A solenidade foi realizada no Paço Municipal e contou com a presença de autoridades, servidores e representantes de instituições.

O projeto consiste na disponibilidade de 200 composteiras com o objetivo de reduzir o lixo doméstico, direcionando os descartes orgânicos de forma higiênica e prática, produzindo adubo para os cuidados com plantas, hortas e flores. Além disso, a prática sustentável vem como alternativa para melhorar a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis, diminuindo os impactos causados no meio ambiente.

“Este é mais um desafio proposto para que a sociedade se conscientize realmente sobre as questões ambientais, sociais e econômicas. A ação parece pequena, mas tem efeito grandioso, destinando os resíduos de forma correta, aplicando a sustentabilidade no sistema e garantindo, inclusive, melhoria na qualidade de vida dos luverdenses”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

A distribuição das composteiras é gratuita e será feita conforme a demanda, sendo que 12 escolas de ensino infantil receberão o material, cerca de 20 unidades vão para a Assistência Social, cinco para associações de moradores e o restante estará disponível para a sociedade, através de um cadastro de interesse.

Famílias luverdenses com, pelo menos dois anos de moradia e que tenham, prioritariamente, criança ou idoso na residência, poderão se inscrever no projeto. As inscrições são feitas por meio de um formulário no site da prefeitura.  

No município, a iniciativa conta com a parceria do PTS - Projeto de Trabalho Social de Setorização do Abastecimento de Água. “Essas famílias que receberão as composteiras passarão por treinamento para aprender a fazer o processo de criação de adubo a partir dos resíduos orgânicos e também serão acompanhadas periodicamente. O projeto também estimula as famílias a refletirem sobre alimentação saudável, sobre convívio familiar, sobre os cuidados com o meio ambiente, entre outras atitudes responsáveis”, explicou a responsável técnica pelo PTS, Ana Carolina Lopes de Azevedo.

 

Conscientização
Durante a solenidade, o diretor do Saae, Maurício Fossatti, salientou que o projeto de compostagem vem somar aos demais serviços de coleta de resíduos para beneficiar a comunidade luverdense. “Nosso objetivo é ressaltar a importância da correta separação do lixo, realmente conscientizar a população para que os materiais recicláveis possam ser melhor aproveitados e que o lixo orgânico também ganhe a destinação certa. O lixo que vem do contentor laranja vai para o aterro e esse transporte tem custo para o Município. Além disso, o Ecoponto beneficia 20 famílias que garantem sua renda através da venda dos materiais recicláveis. Por isso a separação e a destinação são tão importantes”.


A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, destacou ainda que a iniciativa deve trazer muitas vantagens à sociedade. “Além dos benefícios social e econômico que a separação correta dos resíduos proporciona, há também o benefício ambiental, evitando o descarte dos resíduos do meio ambiente e melhorando a qualidade de vida de todos”. 


Composteiras
O sistema é composto por caixas de plástico empilhadas. As caixas de cima são digestoras, onde o resíduo orgânico é depositado. Os micro-organismos terão a função de transformar o resíduo em húmus. Há furos entre as caixas para passagem do chorume e ar. A caixa de baixo é depósito do chorume (composto líquido que será o adubo orgânico) e possui uma torneira para a retirada do líquido.

A unidade é de 131 litros com três compartimentos. As famílias beneficiadas com o projeto, além de passarem por treinamento, receberão um manual com informações técnicas de como montar o sistema, como ele funciona, quais resíduos podem ser compostados, manutenção e higiene, utilização do adubo orgânico, entre outras informações.
 

SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/05/2024 19:34

Sonho da casa própria: Mais de 100 famílias luverdenses recebem terreno e dão pontapé inicial para construção do "Sonho Meu"

Projeto habitacional faz parte do programa municipal "Ser Luverdense Habitação"


03/05/2024 18:00

Prefeitura divulga resultado do edital cultural Circula Lucas

Selecionados devem comparecer na Secretaria para assinatura do Termo de Compromisso Cultural


03/05/2024 17:00

Nova data: Mutirão Ambiental do CAR Digital acontecerá de 20 a 24 de maio em Lucas do Rio Verde

Produtores rurais do município e das cidades de Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso devem agendar o atendimento online


03/05/2024 13:25

Cultura convida produtores culturais para Audiência Pública das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo

Encontros acontecerão de 07 a 10 de maio, na Biblioteca Monteiro Lobato


02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município


02/05/2024 15:20

Casa do Artesão realizará feira especial do Dia das Mães neste sábado (04)

Peças serão comercializadas das 15h às 20h, nos bairro Jardim das Palmeiras e na praça do Tessele Junior


02/05/2024 15:16

Proponentes assinam contratos do Projeto Habitacional Sonho Meu nesta sexta-feira (03)

Assinatura dos lotes será realizada às 15h30 no local das futuras moradias


02/05/2024 14:24

Prefeitura lança campanha Maio Amarelo com várias ações orientativas

O cronograma inclui palestras em escolas e empresas, blitzes educativas e operacionais nas ruas da cidade, entre outras


02/05/2024 10:19

Saúde libera vacina da gripe para população em geral acima de 06 meses de idade a partir desta quinta-feira (02)

Nos dias 04 e 05 de maio, as UBSs Rio Verde e Tessele Junior funcionarão das 13h às 18h, com sala de vacina


02/05/2024 08:47

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Durante o evento, foram eleitos quatro delegados que representarão o Município na Etapa Estadual


30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano