19/05/2024 17:46:44

21 Dias de Ativismo: homens pelo fim da violência doméstica incentivam sociedade ao debate

Roda de conversa com transmissão on-line marca Campanha do Laço Branco em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
07/12/2021 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

A Campanha do Laço Branco, comemorada em 06 de dezembro, incentivou que homens de Lucas do Rio Verde promovessem o debate sobre a importância do apoio masculino para o fim da violência contra as mulheres, bandeira da campanha, em live transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

Realizado pela Polícia Judiciária Civil do município, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, o evento contou com a presença de Welligton Souto, secretário de Planejamento e Cidade, Eugenio Rudy, delegado de Polícia Civil, Ednilson Zanardini Menezes, presidente da OAB/LRV, e Wladimir Mesquita, investigador da Polícia Civil e vereador.

“Infelizmente Lucas do Rio Verde está entre as cidades mais violentas em relação ao feminicídio em Mato Grosso. Além desse agravante, os índices mostram que as mulheres negras são as maiores vítimas de feminicídio. Muitas das ações de violência são reflexos do convívio familiar. É importante que discussões como essa aconteçam cada vez mais, instigando o diálogo da sociedade para repensar os valores da família e o respeito de ir e vir de cada um”, avaliou o secretário de Planejamento e Cidades, Welligton Souto.

Para o delegado Eugênio Rudy, o caminho é a educação. “Precisamos mudar conceitos, mudar culturas. E, para isso, devemos fomentar o assunto nas escolas, nas famílias, realização de palestras. Tudo isso para que a sociedade repense modelos antigos, mas que ainda sobrevivem. Nós, da Polícia Civil, entendemos que apenas a punição ao agressor não é o suficiente. É preciso educar, treinar para que ele consiga compreender que a ação só causou malefícios a sua vida e da pessoa que ele dizia amar”, explica.

Dúvidas da sociedade que participou da live também foram esclarecidas durante a conversa que durou uma hora e meia. Para quem não conseguiu assistir, o link gravado pode ser acessado aqui: https://www.facebook.com/prefeituradelucasdorioverde/videos/464449081762833/.

A roda de conversa da Campanha do Laço Branco faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo da Secretaria de Assistência Social.

Origem da Campanha do Laço Branco

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá, ordenando que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: "você são todas feministas!?", começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres a queima roupa. Em seguida, suicidou-se.
O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.
Um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

19/05/2024 12:36

Corrida de Outono é realizada em Lucas do Rio Verde

Lista dos colocados está anexada na matéria

18/05/2024 13:35

Maio amarelo: Prefeitura realiza operação sobre segurança no trânsito

Foram 86 veículos abordados e destes, 23 apreendidos.

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19