28/02/2026 02:29:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9682/

Articulações realizadas pela gestão visam preparar Lucas do Rio Verde para novos investimentos

Prefeito Miguel Vaz esteve em Cuiabá para alinhar projetos para o município
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
17/12/2021 12:25

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Com a notícia de grandes investimentos para a região, especialmente com a construção da ferrovia, a necessidade de oportunidades de capacitação torna-se mais evidente. Diante desse cenário, no intuito de preparar a cidade para este novo ciclo de desenvolvimento, a Administração Municipal de Lucas do Rio Verde realiza articulações para atrair instituições de qualificação para que os luverdenses também participem do novo momento.

A Rumo Logística, empresa com a concessão da Ferrovia de Integração Estadual de Rondonópolis a Cuiabá, e de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, informa que o empreendimento ferroviário deve gerar, ao longo do projeto, novos e significativos postos de trabalho. 

Segundo estimativa da empresa, como efeito direto, devem ser gerados 78.118 empregos no setor da construção civil, além de 38.840 empregos de maneira indireta nos setores da cadeia produtiva e, como efeito de renda, outros 120.284 empregos induzidos pela geração de renda e consumo.

O planejamento da cidade para acolher esse desenvolvimento previsto é discutido pela Administração Municipal. “Lucas do Rio Verde é referenciada como grande entroncamento ferroviário e isso traz muitas coisas boas, mas também traz alguns déficits sociais que incluem a capacitação. Nós, enquanto poder público, temos esse trabalho, de pensar nesse andamento e planejar a cidade, e é isso que estamos fazendo para os próximos 50 anos”, disse o prefeito Miguel Vaz.

Entre as ações desempenhadas pela gestão está a articulação com as instituições de ensino e capacitação. Na última quinta-feira (16), o prefeito Miguel Vaz, acompanhado do secretário de Planejamento e Cidade, Welligton Souto, secretária de Educação, Elaine Lovatel, e a coordenadora Rosa Frandoloso, esteve em Várzea Grande para conhecer a construção da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A estrutura da unidade é similar ao que é planejado para Lucas do Rio Verde.

Os gestores também aproveitaram a ida à capital para uma outra agenda com o executivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio MT). Em pauta estava a vinda do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A unidade é referência no país como agente de educação profissional voltado ao setor do comércio, serviços e turismo.

“Nós já temos parte do Sistema S bem encaminhada e instalada aqui no município. A gente entende que outras partes que compõem o sistema têm que vir também, para preparar as pessoas. A capacitação eleva o salário, melhora a qualidade de vida, aumenta a renda per capita do município, aumenta o consumo e melhora toda economia”, pontuou Welligton.

Em Cuiabá, os gestores estiveram reunidos com o reitor Evandro Soares e equipe técnica da UFMT. Em outra agenda, o encontro foi com o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau, o diretor regional Carlos Alberto e o superintendente Igor Cunha.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico