23/04/2024 19:10:12
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9716/

Prefeitura inicia cadastros para castração de cães e gatos em Lucas do Rio Verde

Estrutura finalizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi apresentada para autoridades
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
29/12/2021 12:40

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, finalizou as instalações da Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC) – Container de  Castração e, com isso, deu início nos cadastros para solicitação de castração dos animais. A solicitação do procedimento deve ser feita exclusivamente no site da Prefeitura.

As instalações foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira (29), com a presença de autoridades do município, como o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o vereador Wlad Mesquita, representando a Câmara Municipal, Thaiana Rezende Bertoldo, representando a Alpatas, além da imprensa, servidores municipais e representantes de entidades. 

De acordo com a pasta, a grande população de animais de rua é um problema de saúde pública e, mesmo que o abandono seja crime, a prática, assim como maus-tratos, ainda é muito comum. Para evitar o agravamento destes problemas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início ao Programa de Castração, com a intenção de controle de natalidade de cães e gatos (Lei nº 2540/2016). 

O procedimento de castração será realizado por meio da parceria com a Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar (Alpatas), através de Termo de Fomento (Lei nº 3.258/2021) e Termo de Cessão (Lei nº 3.273/2021).  

“Essa já é uma reivindicação de longa data e, através das campanhas de vacinação, conseguimos acompanhar o crescimento da população de animais no município. Só temos a agradecer a Alpatas, que irá ajudar e muito o poder público com essa grande necessidade”, celebrou Marcio Pandolfi.

“Foi um processo bem longo, estamos trabalhando desde o início do ano, tivemos idas e vindas de documentos, atraso nas licitações por parte das empresas, que ficaram sem alguns equipamentos por conta da pandemia, mas deu tudo certo no final”, explicou Suzana Romancini.

O projeto de castração de cães e gatos atenderá, inicialmente, proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde.

Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Alpatas.

Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura Municipal. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone.

O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar. 

“Esse é um trabalho de várias mãos, agradecemos todos os envolvidos na causa animal e as pessoas que estão voltadas à causa, pessoas guerreiras, por isso trabalhamos na criação dessas políticas públicas, como é o caso da entrega desse espaço, tão esperado por todos”, disse o vereador Wlad. 

Através da castração, uma série de problemáticas causadas pelo descontrole populacional de cães e gatos do nosso município será evitada, promovendo maior bem-estar aos animais e à população.

As obrigações do tutor do animal para realização da cirurgia e demais orientações estão disponíveis no Site da Prefeitura. Os documentos obrigatórios para apresentação no dia do agendamento são RG / CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda, registro do Cadastro Único (CadÚnico). 

O container está localizado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, ao lado da Alpatas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99255-9604. 

COMO FAZER O CADASTRO

No site da Prefeitura, o munícipe deve acessar o banner no topo do site "UPC - Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos".  

Ao ser redirecionado para a página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, leia atentamente todas as informações para a realização do procedimento.

Ao fim da página, estão descritos os documentos necessários. Ciente de todas as informações e com os documentos em mãos, acesse “Solicitação de Castração”.

Depois, acesse o seu cadastro no portal ou faça seu cadastro (caso não tenha).

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/04/2024 17:28

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Reforma e Ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil


23/04/2024 15:00

Mostra de Dança Estilo Livre será realizada neste sábado (27)

Evento acontecerá no Lago Harri Müller e terá a participação de 37 grupos do município


23/04/2024 13:25

Prefeitura realiza 1ª Jornada Multiprofissional da Saúde em Lucas do Rio Verde

Também estiveram presentes as cidades de Vera, Sorriso, Sinop, Tapurah, Nova Ubiratã, União do Sul e Itanhangá


23/04/2024 10:43

Copa JD Esporte/Via Brasil de futebol está com inscrições abertas

Competição terá início em 11 de maio no Estádio Municipal Passo das Emas


23/04/2024 10:35

Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde é referência em Mato Grosso

Municípios do estado têm visitado a GCM para conhecerem os trâmites


23/04/2024 09:54

Mais de 250 doses são aplicadas em horário estendido

As vacinações são realizadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30


23/04/2024 08:58

Volêi Luverdense/LEC é campeão da 3ª Copa Sicredi Viva Lucas de Voleibol

19 equipes participaram da competição em Lucas do Rio Verde


23/04/2024 07:40

Águas do Cerrado: Departamento de Habitação esclarece dúvidas sobre agendamentos

Edital complementar do Condomínio Águas do Cerrado abre agendamento para inscrições até o dia 28 de abril


22/04/2024 17:00

Mamografia e preventivo são ofertados em Sesc Saúde Mulher a partir desta terça-feira (23)

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e sábado, das 8h às 11h


22/04/2024 16:34

Comunidades recebem serviços da equipe volante do Cras em abril

Quase 200 pessoas foram beneficiadas com atendimentos da Assistência Social em Itambiquara e Groslândia


22/04/2024 10:09

Dentistas da rede municipal participam de capacitação sobre Biópsia na Cavidade Oral

A formação faz parte da qualificação dos profissionais de saúde bucal