26/04/2024 08:56:47

Estudantes visitam Ecoponto na Semana da Água em Lucas do Rio Verde

Houve orientação e conscientização sobre destinação do lixo urbano
Por Ascom Prefeitura / Ramos Júnior
21/03/2022 16:45

(Foto: Ascom Prefeitura / Rayan Nicacio)

Como parte da programação da Semana da Água, alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública e particular de Lucas do Rio Verde fizeram uma visita ao Ecoponto, localizado no bairro Tessele Junior, nesta segunda-feira (21). Na atividade, houve orientação sobre a separação correta do lixo.

A engenheira química Geovana Menezes, servidora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município, disse que a visita das crianças ao Ecoponto desperta uma visão diferente sobre a quantidade de lixo que é produzida na cidade. “Mostramos o local, o trabalho que ali é realizado, além da quantidade de pessoas que sustentam suas famílias com a venda dos resíduos recicláveis”, declarou Geovana.

No Ecoponto, o lixo é prensado e comercializado pela Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Lucas do Rio Verde (Acorlucas). Os demais resíduos coletados e o refugo (sobra da reciclagem) são destinados ao aterro sanitário do distrito de Primaverinha, em Sorriso, que é comandado por uma empresa contratada pelo Saae.

Os alunos ficaram impressionados com o grande volume de lixo que é produzido. “Nunca imaginei que são coletadas mais de 3 toneladas de resíduo reciclável por dia”, disse o estudante Michel Benedeti, de 9 anos, do Centro Integrado Educar.

Atualmente, o Município de Lucas do Rio Verde trabalha com o sistema de coleta seletiva, ou seja, o lixo é separado em duas categorias: orgânico e reciclável.

A orientação é que a população coloque o lixo orgânico no contentor laranja e o reciclável no contentor azul.

O serviço de coleta é realizado de segunda a sábado, das 3h às 17h, em todos os bairros. A autarquia possui mais de cinco mil contentores distribuídos pela cidade, dois veículos lavadores e treze caminhões de coleta.

Sobre a Semana da Água
A programação da Semana da Água, que começou ontem (20) com a Corrida Kids e que hoje (21) contou com a visita de alunos ao Ecoponto, segue entre terça e quinta-feira, 22 a 24 de março, com apresentações culturais para estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, na Câmara de Vereadores, às 8h.

Na sexta (25), o Saae fará entrega de informativos e coleta de lixo eletrônico na frente da sede administrativa, no bairro Rio Verde, também às 8h.

O encerramento da Semana da Água será no domingo (27) com a realização da 11ª Corrida Pela Preservação da Água, na avenida Beira da Mata, às 7h.

A Semana da Água é promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e o Sicredi.

SAAE

Fotos:

25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon

24/04/2024 16:46

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h

24/04/2024 16:27

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais