23/05/2024 23:48:05
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12830/

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Segundo dia do evento será realizado neste sábado (13), a partir das 18h, na rotatória do Paço Municipal
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
13/04/2024 14:03

Abertura do evento(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

Comida boa, atrações musicais, exposição de maquinários agricolas, feira de artesanato e muita alegria fizeram parte do primeiro dia da 3ª edição da Festa do Milho em Lucas do Rio Verde, que aconteceu nesta sexta-feira (12). A noite contou com variedades gastronômicas à base de milho, apresentação do grupo de Siriri Flor de Atalaia e shows dos artistas Victor Lucca, Pâmella Viola e Karoline e Rick Nunes. 

As variadedes gastronômicas ficaram por conta das associações e empresas da cidade, que prepararam seus pratos especialmente para a festividade. 

Lucas do Rio Verde, há muitos anos, se destaca em âmbito nacional como um grande produtor de milho. Por meio da Lei Municipal Nº 3.267, de 18 de novembro de 2021, de autoria do vereador Marcio Albieri, a Festa do Milho foi instituita com a finalidade de apresentar as potencialidades do produto e da economia do município. 

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, esteve presente na abertura da festa, juntamente com a primeira-dama Janice Ribeiro, secretários, autoridades, parceiros e apoiadores da festa. 

"Um evento muito importante no calendário do município e, agora, no calendário nacional de eventos. É uma festa pra família, pras crianças, um lugar muito agradável, aqui na rotatória da Prefeitura. Temos aqui também a exposição de máquinas agrícolas, que são utilizadas na produção de milho do município, produtos em grande escala que contribuem para o crescimento da nossa economia e para a geração de emprego e renda", destacou o prefeito. 

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro ressaltou a evolução da festa, da diversidade de produtos e chamou toda a população para participar.

"Cada vez a festa fica melhor. As pessoas se qualificam mais, trazem mais variedades de produtos. E é um momento especial para todos nós, pra trazer sua cadeira, seu chimarrão, e vir aqui, nessa confraternização com os amigos, com a família. Não tenho dúvida que vai ser um sucesso os dois dias de festa. Se você está em casa, venha e participe!", comentou a primeira-dama Janice. 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, agradedeu todos os envolvidos e comemorou a inclusão da Festa do Milho no calendário oficial do Ministério do Turismo.

"Eu estou emocionada por ver tantos movimentos. São mais de 400 pessoas envolvidas na realização desse projeto, desde a construção da festa, na elaboração das parcerias que foram feitas, os apoios, os patrocínios, as associações, as empresas. É muito importante entender que a Festa do Milho, em sua terceira edição, mantém sua identidade, sua essência. Lucas, de fato, mostra sua força e sua união. Só temos a agradecer e comemorar, porque agora a Festa do Milho, uma festa tão nova, entrou para o calendário oficial do Ministério do Turismo. Parabéns e gratidão a todos que se envolveram e contribuiram conosco", comemorou a secretária. 

Clederson Alavarse Zambom, gerente executivo de originação da empresa FS destacou a importância da festa e da parceria da empresa.

"Gostaria de agradecer a cidade de Lucas do Rio Verde, que recebeu a FS de braços abertos. Uma festa maravilhosa, onde a população tem a oportunidade de se divertir e conhecer mais sobre a cultura do milho. A FS é uma das maiores consumidoras do milho da região, os produtores tem nos ajudado muito, a comunidade também e, com isso, a FS tenta retribuir a sociedade que nos acolheu tão bem, movimentando o comércio. Parabéns a todos por essa festa linda", destacou o executivo.

Roberto Vargas, diretor executivo do Sicredi Ouro Verde, comentou sobre o apoio da instituição na realização do evento. 

"Ajudar as pessoas, a comunidade a prosperar. E não só no lado financeiro, mas a prosperar na área da cultura, como nesse evento. A prosperar na educação, no esporte, nas ações sociais. A gente tem um slogan que foi lançado esse ano que diz: dinheiro é ter com quem contar. Então, sempre que tem um evento importante pro município, o Sicredi está junto. Porque, afinal de contas, não somos uma instituição financeira que lida só com dinheiro, somos uma instituição formada por pessoas que são parceiras das pessoas. É um orgulho para nós", ressaltou. 

Nesta edição, a festa contou com uma novidade: a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Lixo Zero, implantaram uma central de resíduos para a separação do lixo ao decorrer da festa. Além disso, durante os dois dias de evento, estão sendo realizadas vacinação de Covid-19, rotina e contra a gripe.

O evento é uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio das empresas FS Fueling Sustainability e Sicredi Ouro Verde, e apoio do Sistema Fecomércio - MT, Fundação Rio Verde, Fiagril, Agro Baggio, Sicoob Credisul, SR Caminhões, Amazônia Máquinas e do Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuário – Cearpa.

Confira a programação completa deste sábado:

A festa contará com exposições de caminhões e máquinas agrícolas, comercialização de produtos da agricultura familiar, feira de artesanato e praça de alimentação com pratos típicos derivados do milho, que estarão abertos ao público a partir das 18h.

Neste sábado (13), as atrações musicais sobem ao palco a partir das 20h30, com show do cantor Leandro Monteiro.

Às 21h30 será divulgado o resultado do Concurso Gastronômico, que premiará o melhor prato típico feito à base de milho da festa.

Às 22h está marcado o show da cantora Cleyci Rosângela.

E às 0h o palco será da dupla nacional Munhoz e Mariano.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/05/2024 15:42

Inscrições abertas para cursos de pós-graduação pela UAB/UFR

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80


23/05/2024 12:00

Festival Artes e Cores acontece neste domingo (26)

Evento cultural gratuito será realizado na praça do bairro Vida Nova


23/05/2024 11:03

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre seletivo para contratação de terapeutas ocupacionais

Inscrições estarão abertas até o dia 27 de maio


23/05/2024 09:02

Saúde orienta sobre uso de cigarros eletrônicos

A Vigilância Sanitária segue notificando os estabelecimentos sobre a nova legislação e orientação para os estabelecimentos locais


23/05/2024 08:56

Lucas do Rio Verde ganha 13 medalhas em Campeonato Centro-Oeste Mirim e Petiz

Agora o projeto se prepara para a próxima competição nas Capitais Recife (PE) e Salvador (BA)


22/05/2024 17:03

Programa Educacional de Resistência às drogas forma mais 235 estudantes da rede municipal

Aulas contaram com disciplinas de combate à violência, como identificar drogas e situações de risco


22/05/2024 11:45

Reforma da nova sede do Museu Histórico entra na etapa final

Espaço será entregue à população nos próximos meses


22/05/2024 10:20

Lucas do Rio Verde recebe 3ª etapa do campeonato estadual de BMX

Prova acontece neste sábado (25) com participação de 144 atletas da região


21/05/2024 16:40

1ª Feira de Economia Criativa e Antiguidades acontece neste sábado (25)

Evento será realizado no Lago Ernani José Machado, partir das 15h


21/05/2024 16:29

Lucas do Rio Verde é o município mais alfabetizado de Mato Grosso, aponta IBGE

Dados do Censo Demográfico 2022 foram publicados na última sexta-feira (17)


21/05/2024 16:12

Palestra técnica marca abertura do Mutirão do CAR Digital

Ação promovida pela SEMA segue até 23 de maio, das 8h às 17h, na UnilaSalle