26/07/2026 12:42:06
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4769/

Abertura da colheita da 2ª safra e lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016 foram realizados hoje (13) em Lucas do Rio Verde

O evento foi realizado na Fundação Rio Verde e contou a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu e autoridades estaduais
Por Ascom/Francieli Cela
13/06/2015 16:52

(Foto: Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

Com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, do vice-governador de Mato Grosso Carlos Fávaro, senador Blairo Maggi, deputado federal Fábio Garcia, deputado estadual José Domingos, representantes de órgãos federais, prefeitos e produtores rurais, foi realizada a abertura da colheita da 2ª safra de 2015, na manhã de hoje (13), na Fundação Rio Verde.

A previsão é que a produção de milho safrinha no país ultrapasse a 49 milhões de toneladas. Segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a estimativa para Mato Grosso é de uma colheita de mais de 20 milhões de toneladas de milho.

Além da abertura da colheita, a ministra anunciou que o Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016 estará disponível para os produtores rurais a partir de julho. O plano contará com volume total de recursos de R$ 187,7 bilhões.

Em seu discurso, a ministra destacou a grande representatividade agrícola de Mato Grosso para o país. “O Mato Grosso é reconhecido no mundo inteiro como um dos maiores produtores de grãos, sozinho produz mais que quatro outros estados brasileiros, o único problema é a falta de logística”.

Outro tema bastante discutido durante o encontro foi a melhoria da logística do país para facilitar o escoamento da produção. Kátia Abreu pontuou que uma das soluções para melhorar a logística que o governo está desenvolvendo é a finalização da BR 163 e a implantação de ferrovias que permitirão o escoamento das safras.

O prefeito em exercício Miguel Vaz evidenciou que a região centro-norte do estado é responsável pela produção de mais de 21 milhões de toneladas de grãos. Em um território de 3 milhões de hectares são produzidos 9 milhões de toneladas de soja, e em uma área de 2 milhões de hectares, são produzidos 12 milhões de toneladas de milho. “Em uma produção nacional de 200 milhões, representamos mais de 10%”.

Vaz também destacou que Lucas do Rio Verde está avançando no segundo ciclo econômico, com a produção e industrialização de aves e suínos, processamento de soja e produção de biodiesel. “Estamos investindo também em agricultura familiar, temos um campo experimental para dar atenção aos pequenos produtores, e com isso, hoje, eles fornecem 42% da nossa merenda escolar, o município tem dado grande suporte para os projetos da agricultura familiar que é o futuro da produção de alimentos”.

O prefeito em exercício também salientou a necessidade de investimentos em logística que é um gargalo muito forte na produção, que acaba desacelerando o crescimento e desenvolvimento da região. “Embora ainda existam problemas com o transporte da nossa produção, conseguimos avançar muito e tudo isso é possível graças a coragem e determinação dos nossos produtores rurais que há mais de 30 anos começaram o trabalho de desbravar o cerrado brasileiro, até então muito pouco conhecido, e investiram em tecnologia de produção e hoje temos muito a comemorar”.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)