29/03/2024 09:10:05
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11661/

Abertura oficial celebra o início dos Jogos Estudantis e Jogos Escolares em Lucas do Rio Verde

As competições seguem até o dia 31 de maio, com início ás 8h
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
27/05/2023 09:02

(Foto: Ascom Prefeitura/Emanuel Rohden)


Ajustar tamanho da fonte:

O ginásio Didé Martins, no bairro Tessele Junior, em Lucas do Rio Verde, ficou pequeno diante do entusiasmo de 1,2 mil estudantes/atletas das redes de ensino de 12 cidades da região, incluindo o município. Na noite desta sexta-feira (26), eles participaram da abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses.

Como todo grande evento esportivo, as 12 delegações (cada uma representando uma cidade da região) se apresentaram para os convidados que compuseram o dispositivo, entre eles: o prefeito Miguel Vaz, secretários de Governo, Alan Togni, Esporte e Lazer, Jackson Lopes, Educação, Elaine Lovatel, secretários dos municípios participantes, servidores municipais, vereadores, atletas, professores, familiares, entidades, intuições, forças de segurança e equipes de esporte e da saúde. 

Para o prefeito Miguel Vaz, a realização dos Jogos em Lucas do Rio Verde reforça o compromisso da cidade com o presente e o futuro de sua juventude. "O esporte faz parte da vida de muitas pessoas desde pequeno e é importante na formação. São momentos de criar e fortalecer amizades e de aprender sobre valores que levamos para a vida", disse.

Nessa etapa, os Jogos Escolares envolvem crianças de 12 a 14 anos e os Jogos Estudantis envolvem atletas de seleções com idade de 15 a 17 anos. Entre as modalidades estão, handebol, basquetebol, vôlei e futsal, nas categorias A e B.

"Sempre foi nosso objetivo sediar novamente essa etapa dos jogos, sabemos que o esporte muda a vida de criancas, adolescentes e jovens, esse é o nosso papel. Os benefícios sociais e de saúde são para a vida toda, e os Jogos Municipais e Estudantis são uma forma de estimular isso", afirma o Secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes. 

As disputas fazem parte da fase regional dos jogos. Na ocasião, os vencedores irão para a fase estadual, que na categoria B, acontecem de 01 a 07 de julho em Lucas do Rio Verde. Já na categoria A, os alunos seguem para a cidade de Água Boa.

Atilio Merlin, atleta de futsal não tem dúvidas que o título será de Lucas do Rio Verde. "Nós treinamos muito, nos dedicamos para isso, temos um grande incentivo no esporte através do Jackson e também do nosso treinador que pega no pé para que executamos um bom trabalho. Lutaremos para trazer o título que eu acredito já ser nosso", pontua. 

Ainda durante o evento, a aluna Giulia Beatriz de Oliveira Carvalho, jogadora de vôlei na competição, realizou o juramento do atleta. Todos os competidores levantaram o braço direito para frente e juraram competir de forma leal, dedicação, seguindo as regras de competição, respeitando as decisões dos árbitros e da organização, visando o aprimoramento técnico e físico.

O ponto alto da festa foi o vídeo de passagem da tocha pelas mãos diversos representantes de categorias diferentes do esporte Luverdense, até chegar na pira pelas mãos do jovem Matheus de Souza Cunha, atleta de Handebol. Na antiguidade, durante os Jogos Olímpicos, a chama era mantida acesa enquanto durassem as competições.

“É importante que vocês guardem com carinho esse momento. O esporte é legal porque não visa apenas a competição, ganhar uma medalha. Ele ajuda a fazer amizades e provoca o envolvimento entre as pessoas. É uma satisfação ver essa energia dentro das escolas produzida pelo esporte que faz de um dos pilares da gestão Miguel Vaz, que já investiu cerca de R$ 30 milhões em Esporte, e tem muito mais", pontuou secretário de Governo, Alan Togni.

Jogos

As partidas serão disputadas em seis locais da cidade, sendo eles: Ginásio Ernesto Zortéa (vôlei), Escola Estadual Dom Bosco (vôlei), Ginásio Pimpão (futsal), Escola Municipal Vinicius de Moraes (futsal), Ginásio da Escola Estadual Angelo Nadin (basquete) e Ginásio Didé Martins (handebol). A competição segue até o dia 31 de maio, com início às 8h.

As tabelas dos jogos estão disponíveis no Site da Prefeitura, na página da Secretaria de Esporte e Lazer, em 'tabelas'. Confira: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-arquivos/?&text=esporte-e-lazer&cod=jogos-esportivos

ESPORTE E LAZER
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/03/2024 09:00

Cultura participa de Encontro de Gestores Municipais do Estado

Evento reuniu cerca de 300 representantes do setor no Cine Teatro Cuiabá


28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios


28/03/2024 14:00

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual


28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação


28/03/2024 10:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados


28/03/2024 09:01

2º Encontro de Gestores Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Intuito é a troca de ideias entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular


28/03/2024 09:00

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março


27/03/2024 17:25

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade


27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores


26/03/2024 16:45

Dia do Artesão é celebrado com feira de artesanato especial em Lucas do Rio Verde

Evento foi realizado na sede Casa do Artesão, no bairro Jardim das Palmeiras


26/03/2024 15:43

Município sedia “Copa Sicredi Viva Lucas de Voleibol” em abril

Serão dois dias de competição com a participação de atletas de todo estado