16/04/2026 02:59:27
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12807/

Abril Laranja: Prefeitura inicia campanha de prevenção ao abandono animal

Ações são voltadas para conscientizar e divulgar iniciativas voltadas a causa animal
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
05/04/2024 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

Entre as ações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde em abril, está a da prevenção ao abandono animal. A prevenção a crueldade animal é uma iniciativa constante da Administração, que intensificou ações de saúde pública com a ampliação de castrações e a criação de leis em atendimento à causa.

A Unidade Permanente da Castração de Cães e Gatos (UPC) atendeu mais de 2.100 animais nos dois últimos anos. O espaço, localizado no setor Industrial, permite a castração de felinos e cães, realizado por veterinários contratados pela Prefeitura e conta com assistentes e demais profissionais, com acompanhamento da zootecnista Carine Moreira.

Entre as ações previstas pela pasta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ao longo do mês, o destaque é para a contratação de mais um médico veterinário, que vai completar o quadro de profissionais da UPC. Segundo a coordenadora do espaço Carine Moreira, também está sendo avaliado um mutirão de castrações para diminuir a fila de animais que aguardam o procedimento.

“Pretendemos trabalhar em sistema de mutirão, com os 900 cadastros que a gente tem no sistema a espera da castração e temos outras novidades como o banco de ração para atender a comunidade e evitar o abandono”, acrescentou Carine.

O banco de ração, criado pelo legislativo, foi regulamentado recentemente e está em fase de implantação na cidade. O município possui uma quantidade de alimento, que foi adquirida através de doações e será distribuída conforme cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade social, que possuem animais.

Outra novidade é a criação da lei n° 3.651, que trata do Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em Situação de Abandono ou Risco, criado pela prefeitura. O cadastro para ter direito a benefícios e auxílio do poder público deverá ser feito na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.


 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril


13/04/2026 08:35

Guarda Civil Municipal mantém atuação constante no primeiro trimestre e amplia atendimentos em 2026

Comparativo entre 2025 e 2026 demonstra presença ativa da corporação e fortalecimento do atendimento à população


12/04/2026 10:34

Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes

O evento foi realizado neste domingo (12), com largada na Avenida Beira Mata e percurso dentro do Parque dos Buritis


11/04/2026 21:06

Desafio das Destemidas reúne mais de 700 mulheres em Lucas do Rio Verde

A primeira edição contou com 400 mulheres inscritas. Para 2026, a expectativa é chegar a mil participantes