09/05/2026 07:56:02
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6674/

Alunos da Creche Menino Jesus visitam instituição financeira

A ação faz parte do projeto de Educação Financeira desenvolvido na escola
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
19/09/2018 10:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

Cerca de 30 alunos da Creche Menino Jesus visitaram, na manhã desta quarta-feira (19), a agência centro do Banco Cooperativo Sicredi. A ação faz parte do projeto de Educação Financeira realizado na escola.

O projeto, desenvolvido pela professora Ana Lucia de Souza, tem como objetivo ensinar as crianças desde pequenininhas a poupar, não só dinheiro, mas na vida como um todo.

“É uma proposta desafiadora esse projeto de educação financeira, mas muito necessário mostrar isso para as crianças. É ensinar a poupar, não só o dinheiro, mas a energia, organizar as tarefas, organizar o tempo, e outros setores. Lembro sempre do ditado da minha mãe que é do pequeno que se fazem os grandes, por isso é tão importante ensinar aos alunos esses valores. Muitas vezes, as crianças são muito imediatistas e querem tudo naquela hora, e o que nós queremos passar é também uma questão de compreensão, de paciência, de poupar para poder ter, é também economizar pelo meio ambiente, fechar a torneira, desligar as luzes, e tantas outras coisas que eles podem fazer”, explicou Ana Lucia.

Os alunos, acompanhados de professores e monitores, visitaram a agência e receberam explicações de como se dá o funcionamento do sistema financeiro do banco e orientações sobre como economizar. Eles participaram ainda de um processo de depósito em poupança na máquina catamoeda. Os colaboradores do Sicredi Elaine Prezotto e Thiago dos Santos Corrêa acompanharam a comitiva.

“Não só hoje, mas em outros momentos que tivemos com os pais dos alunos na escola, nós mostramos a importância da educação financeira e em como a vida deles, pais e filhos, pode ser diferente sobre ganhar, guardar e gastar o dinheiro. O Sicredi é uma instituição da comunidade e que está sempre tentando ao máximo se envolver nas ações. E os pequenos são o nosso futuro, tenho certeza que essa vivência de hoje eles vão levar pra vida toda”, comentou Elaine.

Durante o passeio, as crianças também tiveram um momento para o lanche e ao final receberam cofrinhos para poupar e uma lembrança. Os alunos ficaram entusiasmados.

“A gente pensa que criança e poupança são coisas distantes, mas é possível ir trabalhando aos poucos e de forma lúdica para que eles aprendam e que tenha significado pra vida deles. E ainda é importante que tudo isso seja trabalhado com os pais, como nós já fizemos num primeiro momento na escola, até porque as crianças também aprendem com o exemplo”, destacou a professora Ana Lucia.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde