24/07/2026 18:43:58
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9560/

Alunos da Eça de Queirós realizam atividade prática que fomenta o cooperativismo

Os estudantes participaram de assembleia no Paço Municipal
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
26/11/2021 10:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Alunos da Escola Municipal Eça de Queirós participaram de uma experiência prática do programa Cooperativas Escolares, em Lucas do Rio Verde. A ação, realizada no início da noite desta quinta-feira (25), é uma iniciativa da Sicredi Ouro Verde, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação.

Os jovens estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental estiveram no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e realizaram Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Extraordinária para a eleição dos novos conselhos fiscal e administrativo da Coopereça, a cooperativa da escola.

Os estudantes desenvolvem ações que fomentam o cooperativismo. Lucas do Rio Verde é a única cidade de Mato Grosso com o programa e, segundo a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o município está em conversa com a instituição financeira para ampliar as atividades para outras quatro escolas.

“Nós estamos, enquanto Secretaria Municipal de Educação, alinhando alguns detalhes com o Sicredi para que em 2022 possamos ampliar essa ação. Acreditamos que esse programa das cooperativas escolares é uma forma real de valorização do protagonismo juvenil”, disse Elaine Lovatel.

“O intuito desse programa é lançar uma semente para que os jovens conheçam um pouco mais do cooperativismo. Essas cooperativas escolares têm um papel pedagógico muito importante. Quero agradecer a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Educação e a Escola Eça de Queirós que compraram essa ideia junto conosco”, agradeceu o presidente da Sicredi Ouro Verde,  Eledir Pedro Techio.

Iniciado em 2019, o programa teve as atividades suspensas parcialmente por conta da pandemia. Neste ano, com a retomada das aulas presenciais, voltaram também as ações da Coopereça.

A estudante Alana Louise Selli, do 6° ano, iniciou as atividades esse ano e se mostrou entusiasmada com o projeto. “Nós fizemos reuniões para conhecer sobre cada cargo, tivemos jogos para aprender mais sobre o cooperativismo, fizemos uma espécie de ponte em que todos tinham que ter o mesmo objetivo”.

A professora Neusa Dallabrida faz parte da cooperativa desde o início. Para ela, trabalhar com os jovens era um desafio, mas foi surpreendida com o resultado. “Isso é um trabalho que não tem preço. É maravilhoso trabalhar com eles e fazer parte desse processo de eleição do conselho”.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)