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Autoridades e empresários conhecem as vantagens de exportar pelo Porto de Santana (AP)

Graças a localização estratégica ligando Santana aos principais mercados da Europa, a redução no custo de transporte pode chegar a 25 dólares por tonelada, se comparado ao escoamento da produção via
Por Ascom/Marcello
19/10/2011 16:26

(Foto: Ascom/Marcello)


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hamid.soltani

Com a frase “De navio é mais barato, pode produzir que a gente exporta”, o diretor presidente do Porto de Santana, no Amapá (AP), Riano Valente Freire mostrou, na manhã de hoje (19), para autoridades e empresários do agronegócio de Lucas do Rio Verde as vantagens econômicas de exportação de grãos e outros produtos pelo porto.

Antes da palestra, o prefeito Marino Franz apresentou as potencialidades econômicas do município e da região, através de dois vídeos institucionais. Freire ressaltou o desenvolvimento de Mato Grosso, principalmente, o médio norte do Estado, onde estão localizados os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.

Segundo ele, a primeira sensação ao chegar a região é a de que o Brasil pode dar certo. “Uma coisa é ouvir falar, outra é ver de perto todo o desenvolvimento econômico do interior de Mato Grosso. Para mim é impactante.”

O Porto de Santana, antigo Porto de Macapá, está localizado no município de Santana (20 km da capital Macapá). O diretor destacou que pela localização estratégica e ligação com os principais mercados da Europa, o porto pode ser uma alternativa viável na exportação de grãos e outros produtos, com redução significativa no custo do frete e aumento na competitividade da produção região.

De acordo com o prefeito Marino Franz, a economia para os produtores e empresários que optarem pelo corredor norte como via de exportação pode chegar até 25 dólares por tonelada, se comparado ao escoamento feito pelo Porto de Santos. “Se o município produz em média 2 milhões de toneladas/ano de grãos entre soja e milho e a maioria da produção é exportada, são aproximadamente 50 milhões de dólares a mais na economia do município.

Segundo Freire, atualmente a infraestrutura do porto permite operar até 6 milhões de toneladas. Com as obras que estão previstas, a capacidade de transporte deverá chegar, a partir de 2014, a 20 milhões de toneladas de diferentes produtos. Também está em estudo, a construção de silos ou galpões para a armazenagem de grãos.

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