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Avaliação visa diagnosticar nível de aprendizagem de 5º e 9º ano

Cartão-resposta das provas será corrigido por meio de sistema digital recentemente implantado
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros
20/02/2019 14:08

(Foto: Ascom Prefeitura)


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Nove das 17 unidades da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde, participam do processo de avaliação das turmas de 5º e 9º ano – última etapa do Fundamental I e II. Com a aplicação das provas, que teve início segunda-feira (18) e se estenderá por toda a semana, a Secretaria Municipal de Educação busca diagnosticar a aprendizagem e estabelecer parâmetros do grau de proficiência desses alunos.

Desde a Jornada de Inovação Pedagógica, que marcou o início do ano letivo com uma semana de atividades de formação para todos os profissionais da Educação, a Secretaria tem dado continuidade ao processo de capacitação e de preparação de toda a rede para a nova avaliação do Ideb prevista para o mês de outubro. 

Para a coordenadora do grupo de assessoras pedagógicas da Secretaria, Hosana Caetano, identificar os níveis de conhecimento de Língua Portuguesa e de Matemática dos estudantes que ingressaram nesses dois segmentos finais do Ensino Fundamental com base nos descritores da Prova Brasil – especificação daquilo que as provas devem medir – permitirá confrontar com os resultados atingidos durante a última avaliação do Ideb para conhecer os pontos críticos e fortes.

Além desse monitoramento, a aplicação das provas possibilitará avaliar o novo sistema de correção digital recentemente implantado. “O cartão-resposta dos alunos será enviado para a Secretaria e o sistema fará a correção e emitirá relatórios detalhados. Com os resultados em mão, vamos elaborar nosso planejamento estratégico, intervenções e investimentos pedagógicos para melhorar a aprendizagem das crianças”, destaca.

O sistema de tecnologia digital também possui plataformas que permitem monitorar virtualmente a aprendizagem e localizar onde estão concentrados os principais desafios da rede de ensino do município. “Em 2017, foram feitas duas avaliações – uma diagnóstica e outra final. Em 2018, aplicamos uma inicial, uma no final do primeiro semestre e outra no final. E 2019 começa com esta avaliação fundamental para atualizarmos as informações”.

A partir deste ano, o Ideb passará igualmente a avaliar os níveis de aprendizagem de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Outra novidade será a inclusão do monitoramento dos indicadores de qualidade da Educação Infantil, com foco nas estruturas físicas, equipamentos, materiais e núcleo de ensino pedagógicos. 

EDUCAÇÃO
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