10/06/2026 20:28:40
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11215/

Boas práticas de manipulação de alimentos será tema de capacitação para feirantes e agricultores

O evento será no auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, às 17h30
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
09/02/2023 11:24

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoverá na próxima segunda-feira (13), uma palestra sobre boas práticas de manipulação de alimentos. O evento será no auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, às 17h30 para todos que trabalham nesta área, como feirantes, agricultores familiares e cadastrados no Programa Selo de Origem municipal. 

As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos são as práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros, envolvendo todas as etapas de produção: seleção dos fornecedores, compra, recebimento, pré-preparo, preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final.

A palestra será comandada pelo técnico da Vigilância Sanitária, Gilmar Bieger, que no final do evento entregará uma Carteira de Saúde do Manipulador de Alimento, para os participantes da palestra. Essa carteira é um documento de exigência sanitária para os profissionais e que não é valida para fins trabalhistas. 

Para a médica veterinária da secretaria, Silvia Fabiane Krause, que também é responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, a capacitação vem em boa hora. “Toda capacitação é válida e bem-vinda, e as boas práticas de manipulação envolvem desde a aquisição de matéria prima com procedência e qualidade, cuidados de higiene do manipulador, higiene do local onde ocorre a produção. Evitando assim os riscos de contaminação e disseminação de doenças”, pontua. 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas