28/03/2024 07:27:59

Brigada Municipal Mista finaliza apoio aos Bombeiros no combate às queimadas

Grupo atuou por quatro meses contra incêndios florestais no período de seca
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
01/12/2022 11:00

(Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

O grupo com seis brigadistas contratados pela Prefeitura para atuar no combate às queimadas em Lucas do Rio Verde encerrou, na última semana, os trabalhos junto ao Corpo de Bombeiros. De julho a novembro, a Brigada Municipal Mista (BMM) apoiou os trabalhos da corporação nos incêndios florestais durante o período de seca intensa no município.

De acordo com a 13ª Companhia do Corpo de Bombeiros, os brigadistas trabalharam durante quatro meses, em turnos de 12 horas por 36 horas de descanso. Ao todo, a equipe atuou em 35 ocorrências de combate a incêndios no período, além de ter realizado 96 rondas ostensivas no perímetro rural e urbano para verificar focos de calor.

A BMM foi implantada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Além da contratação, o Município forneceu aos brigadistas uniformes e alimentação, enquanto o Corpo de Bombeiros viabilizou os EPIs e demais materiais de combate a incêndio.

Em balanço realizado pela corporação, a Companhia pontuou diversas melhorias após o trabalho da Brigada, como: sensação de segurança e bem-estar da população, atendimento a todas as ocorrências - sem deixar demanda reprimida - e menor tempo resposta para ocorrências de incêndio florestal.

Destacou ainda melhora significativa na qualidade do ar dentro da área urbana, a realização de monitoramento diário dos focos de calor por satélite, redução de focos de calor e significativo avanço em ações de fiscalização, repreensão e autuação.

“Eles nos ajudaram dando a primeira resposta, com isso não afeta o serviço dos Bombeiros de atendimento pré-hospitalar. Também contribuíram muito nas ações preventivas, pois todos os dias foram feitas rondas em locais que monitoramos anualmente, que pegam fogo. É um trabalho completo, não só de resposta, mas também de prevenção”, avaliou o major Alex Queiroz, comandante dos Bombeiros em Lucas do Rio Verde.

Sobre a Brigada Municipal Mista

Reativada no ano passado, os participantes inscritos passaram por treinamento com o Corpo de Bombeiros, sendo contratados os melhores integrantes do grupo para atuarem na brigada.

Conforme descrito na Lei nº 3.369/2022, o intuito da Brigada Municipal Mista é prevenir, controlar, proteger e combater os incêndios florestais, incêndios em terrenos urbanos e queimadas no município.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SEGURANÇA PÚBLICA

27/03/2024 17:25

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade