25/07/2026 15:28:15
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6844/

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa em Lucas do Rio Verde

Neste ano a ação tem como objetivo a orientação dos homens, com a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
26/11/2018 11:19

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Começou nesta segunda-feira (26/11), a campanha internacional ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, que é promovida anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e em Lucas do Rio Verde é desenvolvido pela secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

A assistente Social do Creas, Eloisa Andretta, explicou que neste ano a ação tem como objetivo a orientação dos homens, com a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e assim evitar possíveis agressões.

“O foco dessa campanha é o fim da violência contra as mulheres, e como os homens são os principais agressores, neste ano queremos conscientizar os homens sobre o tratamento a ser dado às suas mães, esposas e filhas. Vamos trabalhar com todos os grupos envolvidos, sejam mulheres, adolescentes e jovens, porém as palestras terão como foco os homens” explicou ela.

Conforme a assistente social, desde janeiro deste ano até o momento, o Creas registrou 132 casos de mulheres vítimas de violência doméstica.

“Sabemos que esse número pode ser ainda maior, porém muitas dessas mulheres acabaram não registrando a violência sofrida, e nosso objetivo é exatamente o de produzir uma reflexão e conscientização daqueles que já sofreram ou que ainda daqueles que praticaram algum tipo de violência” disse ela.

A campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ começou oficialmente neste domingo (25) com panfletagem na caminhada “Passos que Salvam”.

CRONOGRAMA DA CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO

26/11 a 04/12 – Ciclo de palestras nas empresas.

30/11 – Panfletagem na praça da liberdade as 17h30 (Conselho da Mulher)

01/12 – Pit Stop e panfletagem na avenida Mato Grosso próximo a Caixa Econômica às 07h30

01/12 – Palestra no encontro de mulheres agricultoras no Clube de Bem com a Vida às 09h30

05/12 – Encerramento da campanha com atividades com grupo de mulheres do CRAS e CREAS.

ORIGEM

Os 16 dias de ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo, segundo a ONU Mulheres Brasil.

No Brasil, a Campanha ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra, de acordo com a Procuradoria Especial da Mulher. A mobilização termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Cerca de 150 países participam da campanha.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)