11/09/2026 19:20:06
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12013/

Casais oficializam união no Casamento Comunitário em Lucas do Rio Verde

Parceria entre Prefeitura e Cartório facilitou a legalização do casamento civil a 97 cônjuges
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
27/08/2023 16:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Noventa e sete casais disseram oficialmente “SIM” neste sábado (26), durante o “Casamento Comunitário 2023” de Lucas do Rio Verde, idealizado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro e o Cartório do 2º Ofício Felipetto Malta.

Participaram do projeto casais que ainda não tinham a união oficializada e com renda de até três salários mínimos, por meio do edital 01/2023 - https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/edital/249/edital_n012023.pdf

Janice Ribeiro explica que foi um trabalho de muitas mãos. “Realizamos o sonho de muitas pessoas que precisavam regularizar a sua situação matrimonial. Agradeço a parceria de todas as secretarias municipais, dos servidores que voluntariamente contribuíram para que esse evento fosse possível. Além da parceria com o cartório, que nos facilitou a possibilidade de realizarmos este lindo momento”, agradeceu a primeira-dama.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

O prefeito Miguel Vaz definiu a data de 26 de agosto de 2023 como um marco. “É um recomeço, uma nova etapa da vida para esses 97 casais. Formalizar a união estável dá mais consistência e eu acho que é isso que a gente procura, acima de tudo, além da esperança e a fé na família em cuidar dos filhos e viver em uma cidade que seja organizada, que tenha paz e oportunidade para as pessoas”.

Paulo Henrique Malta, tabelião do Cartório do 2º Ofício Felipetto Malta, esclarece que a oficialização tem o objetivo de proteção à família e a ampliação das garantias de direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. “Lucas do Rio Verde está de parabéns pelo evento. Estamos felizes com o resultado, onde esta parceria resultou em redução de custos aos cônjuges, que agora viverão suas vidas de casados com os documentos oficiais que garantem seus direitos e demais benefícios”, explicou.

O juiz de paz que conduziu a cerimônia, Rodolfo Rigo, deixou uma mensagem aos casais e demais participantes. “Vejam esta celebração como um presente. Feita com muito amor e carinho, assim como deve ser o casamento”, refletiu.

Daniela Bruna Martins Duarte e Jaime Cardoso Feitosa estão juntos há 5 anos e têm um filho de 2 anos. Oficializar a união, para eles, foi uma prova de amor. “Primeiramente a gente pensava em casar na igreja até para batizar o nosso filho. Mas, surgiu a oportunidade do Casamento Comunitário e a gente se inscreveu. Estamos felizes em poder oficializar os documentos, de graça e ainda ganhar essa festa tão linda. Temos muito que agradecer”, revelam.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Das 97 histórias de amor, uma é de Carolaine da Silva Ferreira. Ela conquistou o noivo Wellington Nazareno por conta de um suco. “Nós nos conhecemos na casa de um amigo em comum e ele me pediu para fazer um suco. Com isso, estamos juntos há 8 anos”, comentou.

Wellington conta que tentaram se casar no casamento comunitário em 2015, quando foi o último a ser realizado entre Prefeitura e cartório. “Devido às nossas condições financeiras, resolvemos aguardar um próximo e esse dia chegou. Não vamos esquecer jamais esse dia. Muito obrigada a todos que organizaram e deram essa oportunidade para nós”, disse emocionado o noivo. 

Estiveram presentes para a oficialização matrimonial, além da equipe do Cartório do 2º Ofício Felipetto Malta, prefeito Miguel Vaz, primeira-dama Janice Ribeiro, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur e o presidente do Conselho das Igrejas Evangélicas de Lucas do Rio Verde, pastor Kélio Rocha. 

A trilha sonora ficou por conta da Orquestra Sinfônica Jovem da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde. A noite terminou com um bailão regido pelo músico Rhemy Giusti.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


11/09/2026 13:54

Guarda Civil Municipal intensifica orientações sobre uso de bicicletas elétricas e similares em escolas de Lucas do Rio Verde

A iniciativa terá continuidade e já foi realizada nas escolas Militar Tiradentes e Municipal Olavo Bilac


11/09/2026 12:54

Prefeitura realiza primeiro curso de defesa pessoal para mulheres em Lucas do Rio Verde

A ação fez parte da programação do Agosto Lilás


11/09/2026 12:51

Alunos da Escola Olavo Bilac participam da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional visa estimular o aprendizado prático e contextualizado, preparando os estudantes para tomar decisões financeiras mais responsáveis


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados


09/09/2026 16:22

Oficina Cultural de Teatro leva arte e conscientização sobre bullying a centenas de estudantes de Lucas

Projeto Contação de Histórias passou por três escolas municipais e mistura teatro, cultura e educação


09/09/2026 11:30

Profissionais das UBSs participam de capacitação com foco na organização e melhoria de processos

O treinamento tem como objetivo a implantação do Programa 5S e Lixo Zero nas unidades


09/09/2026 10:26

Concurso de Miss Regional da Terceira Idade será realizado em Lucas do Rio Verde

Evento vai acontecer neste sábado (12) no Clube do Idoso De Bem com a Vida


09/09/2026 10:20

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre vagas gratuitas para cursos de Marketing e Massagem

Capacitações começam nos dias 14 e 16 de setembro, no Senac


08/09/2026 15:02

Atletas de Lucas do Rio Verde são destaque no Ride Sorriso 2026

Ciclistas e corredores do município conquistaram diversos pódios nas provas de MTB, XCO e Trail Run


08/09/2026 12:00

UAB/IFMT ofertam vagas para graduação à distância em Tecnologia em Sistemas para Internet

A seleção dos candidatos será realizada por meio de dois processos seletivos: um pela análise do Histórico Escolar e outro pela nota obtida no Enem, nas edições de 2010 a 2025


08/09/2026 11:06

Equipe de Voleibol de Lucas do Rio Verde conquista vaga para a Divisão Especial dos JUBs

Parceria entre o Programa Viva Lucas e a Unilasalle Lucas fortalece o voleibol local e garante presença na elite do esporte universitário brasileiro em 2027