05/10/2026 08:28:15
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12181/

Cerca de 300 cirurgias oftalmológicas serão realizadas em pacientes luverdenses

O programa visa zerar a fila de espera para cirurgias em diversas áreas
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
10/10/2023 16:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde por meio da Secretaria de Saúde deu início nas cirurgias de cataratas de pacientes que aguardavam pela execução do serviço no Município. Para este mutirão, estão previstas 300 cirurgias.

Os atendimentos estão sendo realizados por meio do Programa Fila Zero nas Cirurgias, do Governo do Estado de Mato Grosso, com contrapartida do Município e o apoio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O programa visa zerar a fila de espera para cirurgias em diversas áreas, tais como oftalmologia, ortopedia, ginecologia, urologia, entre outras. Para isso, o governo estadual tem investido na ampliação da oferta de serviços e na contratação de profissionais de saúde para realizar as cirurgias. 

Na ocasião, Lucas do Rio Verde e os demais municípios levantam as demandas, o Estado aprova e deposita parte dos recursos para média e alta complexidade. Para a realização das cirurgias, a Central de Regulação agenda com pessoas que aguardam nas filas do Sistema de Regulação.

Ascom Prefeitura/Anderson Lippi (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

De acordo com a secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, o Fila Zero é um método eficaz e que traz bons resultados para os pacientes e município. “Já realizamos diversos procedimentos dentro desse programa, em pacientes que aguardavam nas filas e a nossa meta é que esses investimentos continuem possibilitando uma melhoria de vida para todos os nossos luverdenses”, explica.

O mutirão será nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Cláudia, Santa Carmem, Feliz Natal, Nova Maringá, União do Sul e Nova Ubiratã.

O Programa

O programa teve início em julho deste ano e tem duração de 12 meses. Em todo o estado, serão investidos mais de R$ 200 milhões, cerca de 90 mil procedimentos, que beneficiarão mais de 60 mil pessoas.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/10/2026 22:30

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Maria Bernardina Angeli

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Maria Bernardina Angeli


02/10/2026 12:46

3ª fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com a Unemat, busca fortalecer a aprendizagem da disciplina entre os estudantes da rede municipal


02/10/2026 12:31

Outubro Rosa: UBSs terão programação especial voltada à saúde das mulheres

Serão ofertados diversos serviços, incluindo exames clínicos de mama, ações de rastreamento e coleta de preventivo


02/10/2026 10:22

UAB/UFR ofertam vagas para curso de especialização em Design Educacional para a Produção de Material Didático em Mídia Digital

São 30 vagas para Lucas do Rio Verde; as inscrições são gratuitas e seguem até o dia 16 de outubro


02/10/2026 10:21

Mais de 400 idosos participam de evento em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa

Programação foi realizada em parceria com a Justiça Comunitária


01/10/2026 16:32

Nova Rota inicia hoje (1º) intervenções na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Ações começam nesta quinta-feira (1º) e incluem novas agulhas de acesso, ampliação de terceira faixa, drenagem e recuperação das vias marginais


01/10/2026 11:11

Dia Mundial do Coração terá ação gratuita de saúde neste sábado (03)

O evento “Acerte sua Pressão” será realizado no estacionamento do Supermercado Pasqualotto, das 7h30 às 11h30


30/09/2026 17:57

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresentou prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026

Cumprindo à Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência pública foi realizada nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal


30/09/2026 11:08

Lucas do Rio Verde lança cadastro municipal para pessoas com deficiência

Cadastro é on-line e permite solicitar carteira de identificação


30/09/2026 10:28

Projeto Força Mulher certifica mulheres em curso de manicure e pedicure em Lucas do Rio Verde

Ao todo, 17 mulheres finalizaram a qualificação profissional


29/09/2026 15:40

Prefeitura de Lucas do Rio Verde confirma transporte gratuito de ônibus nas Eleições 2026

Linhas 400, 500 e 600 terão gratuidade nos dois turnos de votação