03/09/2026 14:41:06
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12342/

Cigarros eletrônicos estão proibidos em ambientes coletivos

Qualquer pessoa pode fazer a denúncia nos órgãos responsáveis
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
23/11/2023 14:10

(Foto: Ilustrativa)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o uso de cigarros eletrônicos passa a ser proibido em ambientes públicos, privados e coletivos. A medida, válida para todo Mato Grosso, segue a determinação da Lei Estadual nº 12.302/2023.

O uso de cigarros eletrônicos passa a integrar o rol de itens proibidos, assim como os cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

A Vigilância Sanitária está notificando os estabelecimentos para ciência da nova legislação e orientação é que os responsáveis pelos estabelecimentos locais, que tenham espaço de uso coletivo, informem aos usuários sobre a nova restrição.

A fiscalização consiste na exigência de placas de advertência, ou seja, se o local possui avisos para informar o cidadão sobre a proibição do fumo no local.  As placas devem estar em pontos com ampla visibilidade, com indicação de telefone e endereço dos órgãos responsáveis pela Vigilância Sanitária e pela defesa do consumidor.

Caso algum usuário fume, a orientação é que o estabelecimento o advirta e, caso insista, peça que se retire do local. Somente quando a pessoa se recusa a parar de fumar ou sair do local, é que as forças de segurança são chamadas para que a lei seja cumprida

De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde e enfermeira, Claudia Engelmann, a medida ajuda na prevenção e na proteção de pessoas quanto a exposição à fumaça. “Esse tipo de cigarro eletrônico equivale a 20 cigarros convencionais. Existe um perigo na nicotina e outras substâncias tóxicas, que são disfarçadas devido a adição dos aromas e sabores. O estrago no organismo, muitas vezes, só é notado quando a pessoa para no hospital”, pontua.

São considerados espaços de uso coletivo, conforme a Lei, os ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso,  de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias e drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis.

Importante também salientar, que não há autorização de comercialização no Brasil para quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, os chamados DEFs, independentemente de sua composição e finalidade. A proibição foi determinada pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Qualquer pessoa poderá realizar uma denúncia aos órgãos responsáveis.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/09/2026 09:04

Prefeitura informa adesão total ao Sistema Nacional de Emissão de Nota Fiscal

Prestadores de Serviço que tiverem dificuldades podem buscar auxílio no Departamento de Tributação e canais oficiais da Prefeitura


03/09/2026 08:22

Lucas do Rio Verde celebra os 50 anos da BR-163 com solenidade e homenagem aos pioneiros

Solenidade e jantar reuniram militares e pioneiros para relembrar a construção da rodovia que integrou a região Norte ao restante do país


02/09/2026 17:00

Seminário Municipal de Educação fortalece práticas de alfabetização na rede municipal de Lucas do Rio Verde

Conduzida pela professora e doutora em Psicologia da Educação, Sandra Puliezi, a programação abordou como o cérebro aprende a ler e apresentou estratégias práticas para trabalhar conceitos como consci


02/09/2026 07:30

Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde realizará a 3ª edição do Bazar Beneficente

Doações de roupas, calçados, bolsas e acessórios em bom estado já podem ser entregues nos pontos de arrecadação


01/09/2026 17:23

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre vagas gratuitas para curso de Assistente de Logística

Capacitação começa no dia 9 de setembro e oferece 20 vagas


01/09/2026 17:10

Lucas do Rio Verde encerra Agosto Lilás com palestra de autoconhecimento

Programação teve ações em diferentes pontos do município


01/09/2026 15:39

Reconhecimento: Prefeitura destina R$ 154 mil para premiar iniciativas culturais com atuação comunitária comprovada em Lucas

Edital integra a Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura e as inscrições ocorrem de 04 a 13 de setembro


01/09/2026 14:48

Secretaria de Saúde inicia Mutirão de Acolhimento em Psicologia

O objetivo é acolher e reclassificar os pacientes que aguardam atendimento. Foram agendados 80 crianças de seis a 12 anos


01/09/2026 08:03

Sábado (12) é dia de vacinação contra a raiva em todas as UBSs

Devem ser vacinados todos os cães e gatos, com idades a partir de três meses e boas condições de saúde


31/08/2026 16:33

Lucas do Rio Verde dispara 1.383% em 35 anos e continua liderando crescimento populacional no Brasil

Município é o que mais cresceu proporcionalmente no país entre os anos de 1991 e 2026


31/08/2026 11:11

Cantarte 2026 movimenta praça do Parque das Emas com música e novos talentos

Festival reuniu 66 finalistas em nove categorias e distribuiu mais de R$ 40 mil em premiação