26/07/2026 21:41:11
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3256/

Combate a dengue é ensinado aos alunos de forma lúdica por agentes de endemias

Com teatro e música, os alunos aprendem sobre a doença, prevenção, sintomas e tratamento
Por Ascom/Carolina Matter
26/09/2013 15:08

(Foto: Ascom/Henrique Schmidt)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Cerca de 640 alunos do pré ao ensino fundamental da Escola Municipal Caminho Para o Futuro participaram hoje (26) de uma atividade diferente. Logo após o horário de intervalo, os estudantes foram posicionados no refeitório para acompanhar uma peça de teatro.

Com o tema “Dengue, aqui não. Lucas sem dengue, responsabilidade de todos”, agentes de endemias proporcionaram às crianças momentos de descontração e aprendizado. Com teatro e música, eles explicam como prevenir a doença, os sintomas e o tratamento, tudo de uma forma lúdica e fácil compreensão.

A peça mostra uma mãe que não se preocupava muito com a limpeza da casa, quintal e com cuidados básicos. Já os dois filhos tentavam de todas as formas alertar a família quanto aos perigos da dengue. Mas eis que surgem os Aedes Argyptis e aí a história muda.

O teatro faz parte de um projeto desenvolvido pelos próprios agentes de endemias e que tem como objetivo intensificar as ações da Secretaria Municipal de Saúde. Os alunos que participam das apresentações recebem material de divulgação com informações de combate ao mosquito da dengue e à doença.

De acordo com o cronograma, a próxima apresentação da peça será na terça-feira, dia 1º de outubro, no Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel. Na quinta-feira, dia 03, quem recebe o grupo de agentes são os alunos da escola Educar e no dia 05 será realizada uma gincana de combate à dengue no bairro Cerrado.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)