07/04/2026 14:30:11
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6195/

Comissão de Abordagem Social promove reunião de acompanhamento

A equipe fez avaliação de 2017 e planejou ações para este ano
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
23/02/2018 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

Representantes da comissão que está trabalhando com a problemática das pessoas em situação de rua município se reuniram nesta quarta-feira (21) para fazer o acompanhamento das ações e traçar metas para 2018.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marcia Bergamann, durante a reunião foi apresentada a avaliação do ano de 2017, elencando os principais pontos observados pela equipe no decorrer das abordagens e foi traçado o planejamento de trabalho a curto, médio e longo prazo para este ano.

Um dos pontos abordados foi o fato de que no início das abordagens muitos usuários eram pessoas que encontravam-se em situação de rua ou em trânsito no município e hoje verifica-se que passaram efetivamente a ser moradores de rua. A equipe percebeu por meio de relatos que a população de Lucas do Rio Verde é extremamente solidária, fato que contribui para a permanência e manutenção das pessoas nessa condição.

Pensando em alternativas para direcionar as doações de alimentos, dinheiro e entre outros itens, a comissão definiu pela criação de uma campanha continuada de conscientização e orientação quanto a importância de direcionar as doações para as entidades do município que fazem a acolhida desses usuários no intuito de fortalece-las visto que tratam-se de entidades não-governamentais prestadoras de serviço voluntário, como por exemplo Casa de Acolhida Bom Samaritano e as comunidades terapêuticas Tenda de Abraão e Gamaliel.

Outro ponto discutido na reunião foi a importância de uma audiência pública para estreitar a comunicação da comissão com a população, no intuito de explanar as problemáticas, levantamento de sugestões e possibilidades de atuação.

Também foi determinada a manutenção das abordagens sociais externas duas vezes por semana para a realização do cadastro das pessoas e dar continuidade ao acompanhamento e mapeamento de cada caso.

A secretária de Assistência Social frisou ainda sobre a importância da população utilizar o número da Ouvidoria ou do Creas para a obter as informações referente as entidades quando houver o interesse no repasse das doações.

Para ajudar a levar informações sobre esses casos, a população pode entrar em contato com o Creas pelos telefones 3548-2565 ou 3548-2571 ou ainda pela Ouvidoria 0800 646 4004 ligação gratuita.

A Comissão de Abordagem Social é formada pela Defensoria Pública, Casa de Acolhida Bom Samaritano, Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão, Comunidade Terapêutica Gamaliel, Polícia Militar, Polícia Civil, Promotoria Pública e as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Segurança e Trânsito, Esporte e Lazer, Cultura e Infraestrutura e Obras e tem se reunido desde março de 2017, quando surgiu a necessidade de dar uma nova roupagem ao atendimento realizado à este público, visto a necessidade de um atendimento humanizado e com efetividade.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município