26/07/2026 14:27:39
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4446/

Comunidade Quatá recebe ligação da rede elétrica com muita alegria

A instalação da rede elétrica do assentamento foi inaugurada na noite de ontem (18)
Por Ascom/Francieli Cela
19/12/2014 10:41

(Foto: Ascom/Francieli Cela)


Ajustar tamanho da fonte:

Moradores, secretários municipais e servidores se reuniram na noite de ontem (18) para a inauguração da rede de energia elétrica na Comunidade Quatá. O assentamento foi criado a cerca de dois anos e meio e os moradores receberam com muita alegria a ligação da rede elétrica.

Emocionados, Iranildi Ribeiro e o marido Ademir Forlin que residem no assentamento a dois anos e meio, agradeceram todos que construíram junto com a comunidade essa conquista. “Agora vai ser bem melhor, vai ter água gelada, vai ser outra vida, estávamos aguardando faz tempo, e agora com a luz vai ser bem melhor. Agradeço a Secretaria de Agricultura que deu a força para termos eletricidade e através da prefeitura a gente tem hoje a energia”, destacou Iranildi.

A prefeitura custeou o valor da instalação da rede de distribuição rural, que contou 5.646 metros de cabo, 16 postos de transformação, 8 de 5 kVA, 2 de 10 kVA, 6 de 15 kVA, atendendo 30 ligações pertencentes a todas as famílias do assentamento.

O vice-prefeito Miguel Vaz comentou que era um desejo dos moradores que a energia elétrica fosse ligada antes do Natal, e a prefeitura fez tudo que era possível para atender esse pedido e tornar essa data mais iluminada este ano para essas famílias. “A prefeitura no último ano está trabalhando nesse projeto para fazer a infraestrutura necessária para que se torne produtivo e tenha as condições necessárias para produzir. Dessa infraestrutura foi feito a estrada de acesso, instalação de caixa de água, aquisição da patrulha agrícola e nesta quinta-feira a ligação da rede elétrica”.

“A prefeitura atendeu um pedido deles que havia muito tempo que reivindicavam, que vai melhorar a qualidade de vida e a produzirem com tranquilidade, a noite ter energia para poder realizar os afazeres domésticos, uma vez que durante o dia eles estão na lavoura cuidando da produção. Para a secretaria esse é um momento muito importante, nós cumprimos uma missão com o assentamento do Quatá, com todas as famílias que aqui estão e as que vão vir morar agora”, evidenciou a secretária de Agricultura e de Meio Ambiente, Luciane Copetti.

O gerente da Cemat de Lucas do Rio Verde, Lexei da Silva Calçada, assegurou que é uma conquista muito grande para os moradores e é muito gratificante ter feito parte dessa vitória. “A instalação foi um processo rápido, tivemos uma boa contribuição da prefeitura, fizemos a instalação dos postes em menos de 20 dias e agora vamos manter a energia com qualidade para eles”.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Lauro Miranda, também esteve presente na inauguração e parabenizou todos os moradores pela conquista. “A energia é fundamental pois vai gerar os recursos necessários para os que estão aqui produzirem mais e com maior qualidade”.

Para o morador Antônio Alves Ramos, é uma alegria muito grande receber a energia elétrica na propriedade. “Na minha propriedade eu tenho criação de frango, e agora vai melhorar a criação porque agora posso deixar a luz acesa a noite e isso ajuda muito no crescimento dos frangos”.

Na oportunidade, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, informou que a Secretaria de Educação alcançou 45% dos produtos na área de hortifrutigranjeiros da merenda escolar vindos da agricultura familiar, meta que estava prevista para 2015. “A secretaria procura a anos adquirir produtos da agricultura familiar e a energia elétrica vai proporcionar para esses moradores melhores investimentos e condições de trabalho, e assim, vão competir com um mercado de trabalho maior e inserir seus produtos na merenda escolar”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico também relatou aos moradores do Quatá o trabalho de incentivo que a pasta realiza para que os mercados comprem produtos da agricultura familiar, pois a qualidade dos produtos é melhor, e os custos com transporte são menores, além de fomentar o crescimento desses pequenos proprietários.

Também esteve presente o coordenador da Empaer no município, Esmeraldo de Almeida.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)