01/03/2026 03:09:28
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1541/

Conferência Municipal de Saúde começa hoje a noite no auditório da Câmara Municipal

O evento acontece a cada quatro anos em todo o País e visa promover a participação da sociedade nas discussões e mudanças necessárias no sistema público de saúde.
Por Ascom/Marcello Paulino
03/06/2011 08:31

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje (03) e amanhã (04) no auditório da Câmara Municipal a quarta edição da Conferência Municipal de Saúde. A solenidade de abertura esta marcada para hoje, às 19h, com a presença de diversas autoridades.

O evento é realizado a cada quatro anos em todos os municípios do Brasil e visa promover discussões e envolver todos os setores da sociedade, afim de buscar soluções para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). “A conferência é uma grande oportunidade para que a população participe das discussões e sugira mudanças para melhorar a saúde pública”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior.

Em Lucas do Rio Verde, a pauta de discussões da conferência gira em torno do tema “Todos usam o SUS – Meta: acesso, acolhimento e resolutividade”, com foco no “Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Bárbara Marconi explica que todas as propostas levantadas e votadas pela população presente no evento, assim como as sugestões apresentadas pelos demais municípios de Mato Grosso serão encaminhadas para análise nas etapas estadual e nacional da conferência, que acontecem em outubro e novembro, respectivamente.

Na Conferência Nacional de Saúde, as propostas são analisadas e novamente votadas. As melhores sugestões são implantadas e retornam ao município como políticas públicas. De acordo com a coordenadora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Benedita Leandro, a conferência também é uma oportunidade para que o município ouça da população suas reais necessidades.

Benedita ressalta que algumas das ações realizadas nos últimos anos, como a ampliação do atendimento nas unidades de saúde, a construção do Centro de Imagens e da Farmácia Central foram apresentadas na última conferência, realizada em 2007.

Programação 

Dia 03 de junho (sexta-feira) 

19h - Credenciamento 

19h30 - Solenidade de abertura 

20h - Leitura e aprovação do Regimento Interno da IV Conferência Municipal de Saúde. 

20h30 - Palestra: “Perfil socioeconômico de Lucas do Rio Verde - Desenvolvimento Sustentável”, com o Prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz. 

21h - Palestra: “Política da Saúde na Seguridade Social”, com a conselheira estadual e representante de usuários do Núcleo de Estudo e Organização da Mulher (Neon), Márcia Regina Gomes Pereira.

21h40 - Avaliação da 3ª Conferência Municipal de Saúde/2007 – “Saúde e qualidade de vida: Política de Estado e Desenvolvimento”, apresentação Pascoal de Oliveira Junior, secretário Municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Lucas do Rio Verde. 

22h - Debate

22h30 - Coquetel 

Dia 4 de junho (sábado) 

7h30 - Filme: “Políticas de Saúde no Brasil” 

08h10 - Divisão dos grupos de estudo. 

08h20 - Palestra: “Os Avanços do Pacto pela Saúde e Relação Público-Privado”, com a assistente social, sanitarista e secretária executiva da Comissão Intergestores Bipartite-CIB de MT, Norma Fátima de Figueiredo Fernandes. 

09h10 – Palestra: “Gestão do SUS: Financiamento”, com a economista e secretária municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo-MT, Elizabeth de Arruda Pinto. 

09h50 - Coffee break 

10h05 - Debate e formulação de propostas 

11h30 - Encerramento das atividades matutina 

13h30 - Apresentação e aprovação das propostas dos grupos em plenário. 

15h30 - Coffee break 

16h - Eleição dos delegados para a VII Conferência Estadual de Saúde. 

16h45 - Apresentação cultural 

17h - Encerramento com o secretario municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, Pascoal de Oliveira Junior.


 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico