16/04/2024 16:54:26

Confira as orientações para votar de forma tranquila e segura nas eleições de domingo (02)

Em Mato Grosso, horário de votação será das 7h às 16h; consulte o seu local no site ou app e-Título
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
30/09/2022 12:00

(Foto: TSE e Ascom Prefeitura)

Nas eleições gerais deste ano, que acontecem no próximo domingo (02), o horário de votação em Mato Grosso será das 7h às 16h. Diferente dos pleitos anteriores, que terminavam às 17h em MT, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela uniformização do horário de votação em todo o país, tomando como base o horário do Distrito Federal (Brasília – 8h às 17h).

A orientação é para que o eleitor se atente para a nova mudança e consulte antecipadamente seu local de votação a fim de evitar transtornos. As informações podem ser acessadas pelo celular, com o aplicativo: e-Título ou ainda pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e Tribunal Superior Eleitoral.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Em Lucas do Rio Verde, o número de eleitores é 49.625 e são disponibilizados 14 locais de votação (escolas), que atendem área urbana e área rural. (Confira a relação das unidades abaixo)

Os locais de votação, zona e seção, bem como informações do título de eleitor podem ser acessadas pelo link: https://www.tre-mt.jus.br/eleitor/servicos-ao-eleitor/consulta-locais-de-votacao/consulta-por-nome.

No site também está disponível uma cédula (colinha) para eleitor imprimir e não errar os números dos candidatos em quem deseja votar. Conforme a Justiça Eleitoral, o uso do papel é permitido inclusive na cabine de votação, o que agiliza e facilita a digitação dos números na urna eletrônica. Está proibido levar o celular para a cabine de votação, ou seja, as anotações feitas no celular não poderão ser utilizadas na hora do voto.

Nas Eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos e eles devem ser escolhidos na urna eletrônica na seguinte ordem:
- Deputada ou deputado federal (quatro dígitos)
- Deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos)
- Senadora ou senador (três dígitos)
- Governadora ou governador (dois dígitos)
- Presidente da República (dois dígitos)

Depois de digitar o número do candidato no teclado, o eleitor deve conferir a foto na tela da urna eletrônica e, só então, confirmar o voto no botão verde “Confirma”. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda à candidata ou ao candidato escolhido, é possível corrigir o voto.

Mas atenção: depois de confirmar o voto, não é possível voltar atrás. Isso porque ele já terá sido computado pela urna eletrônica.

Vale lembrar que a Justiça Eleitoral não solicita a digitação dos votos em nenhum meio que não seja a urna eletrônica. Contudo, pela primeira vez, a urna vai liberar a confirmação do voto após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do concorrente a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo. (Com TER-MT)

Locais de votação em Lucas do Rio Verde:
Escola Estadual Ângelo Nadin
Escola Estadual Dom Bosco
Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello
Escola Estadual Manoel de Barros
Escola Municipal Caminho para o Futuro
Escola Municipal Cecilia Meireles
Escola Municipal Eça de Queirós
Escola Municipal Érico Veríssimo
Escola Municipal Fredolino Vieira de Barros (Comunidade Groslândia)
Escola Municipal Menino Deus