26/07/2026 18:16:11
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3897/

Conselho Municipal da Cidade é criado em Lucas do Rio Verde

Mais da metade dos membros do conselho é formada por representante da sociedade civil
Por Ascom/Flávia Freire
07/05/2014 14:08

(Foto: Ascom/Flávia Freire)


Ajustar tamanho da fonte:

Na manhã desta quarta-feira (7), aconteceu no Paço Municipal a primeira reunião do Conselho Municipal da Cidade de Lucas do Rio Verde. Na ocasião, foram apresentadas a estruturação, competências e composição da entidade.

“Este conselho chega para ser um órgão permanente e trabalhar de maneira consultiva e propositiva, com representantes da sociedade civil e do poder público, sendo componentes da estrutura administrativa do Poder Executivo, constituindo-se assim, parte integrante da gestão urbana do município e do sistema nacional de políticas urbanas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Nunes, que de acordo com a lei, também é presidente do conselho.

Segundo Nunes, o objetivo da entidade é fiscalizar, estudar, analisar e propor as diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade, para promover a compatibilização e integração do planejamento das ações de gestão do solo urbano, saneamento ambiental e mobilização urbana.

“A participação da sociedade civil é tão necessária, que em nosso conselho ela totaliza 60%, enquanto o pode público fica somando 40%. Precisamos dessa participação efetiva não apenas dentre os membros do conselho, mas que estes conversem com a população e tragam para nós a realidade do município para que possamos ser proativos em nossas atitudes”, arrematou Paulo Nunes.

Participaram desta primeira reunião a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, a secretária de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, representante da Faculdade La Salle, Fernando Orlandi e representantes de Associações de moradores  do Rio Verde e Cerrado, Altemir Cezar e Elaine Costa Silva. A procuradora do município, Vera Lúcia Miquelin, que também acompanhou a reunião, disponibilizará um modelo de regimento interno que facilite o trabalho de todos.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)