23/10/2026 13:58:13
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8529/

Covid-19: Grávidas e puérperas estão incluídas no grupo prioritário de vacinação; doses ainda não foram repassadas aos municípios

Ministério da Saúde prevê ampliação do grupo prioritário de vacinação da Covid-19, mas o município ainda aguarda recebimento de doses
Por Ascom Prefeitura/Duana Souza
04/05/2021 13:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Duana Souza)


Ajustar tamanho da fonte:

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de gestantes e puérperas entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19. A decisão foi divulgada durante audiência pública da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, por meio da Nota Técnica nº 467/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é de que a imunização seja realizada em duas etapas. No entanto, as gestantes e puérperas não são as únicas inclusões nas prioridades de imunização.

Na fase I são contempladas pessoas com Síndrome de Down (independentemente da idade), pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal – diálise (independentemente da idade), gestantes e puérperas com comorbidades (independentemente da idade), pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

Já na fase II, a previsão é vacinar segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos: pessoas com comorbidades, pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC e gestantes/puérperas independentemente de condições preexistentes.

De acordo com o PNO, são consideradas comorbidades: doenças renais crônicas, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, diabetes, hipertensão arterial grave, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, câncer, obesidade mórbida, indivíduos imunossuprimidos, entre outros.

Para atender os critérios da vacinação na fase I, a pessoa com comorbidades deverá apresentar laudo médico, exames, receitas ou prescrição médica que comprove a condição.

 

Orientações às gestantes e puérperas

Período de gestação: A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional e o teste de gravidez não deve ser um pré-requisito para a administração das vacinas nas mulheres.

Comprovação: Assim como outros contemplados na fase I da vacinação, deverão apresentar documentos para comprovação de comorbidades.

Amamentação: No caso de lactantes, a orientação é que não interrompam o aleitamento materno para recebimento do imunizante.

Intervalo entre vacinas: deverá ser respeitado o intervalo de, no mínimo, 14 dias entre o recebimento da vacina Influenza (Gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante/puérpera e a aplicação da vacina contra a Covid-19.


O Ministério da Saúde ainda não determinou uma data específica para o início da vacinação dos novos grupos e destaca que a distribuição das vacinas dependerá de sua disponibilidade. Portanto, a Secretaria Municipal de Lucas do Rio Verde aguarda novas diretrizes e recebimento de doses para, então, incluir mais pessoas no grupo de imunização. Enquanto isso, segue a vacinação que, atualmente, contempla idosos acima de 65 anos com primeira e segunda dose.

 

 

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026