01/03/2026 19:18:10
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2069/

Cursos oferecidos pela prefeitura garantem novas oportunidades para dezenas de pessoas

São oferecidas oficinas de bordado à máquina, manicure, confecção de lingeries, corte e costura, pintura em tecido e grupo de gestantes. As aulas são totalmente gratuitas.
Por Ascom/Marcello Paulino
30/03/2012 16:25

(Foto: Ascom/Orlando Albuquerque)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A dona de casa Noeli Terezinha Kuch, 45 anos, revela que já sabia costurar um pouco, antes de entrar no curso de corte e costura. Mas, segundo ela, é nas aulas da professora Iris Boldori que está aprendendo todas as etapas, desde o desenho do molde até o acabamento das peças.

Noeli e dezenas de outras mulheres estão tendo a oportunidade de ter uma nova profissão com os cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif).

Atualmente, existem seis oficinas diferentes abertas, incluindo o grupo de gestantes. Além de corte e costura, as mulheres aprendem bordado à máquina, manicure, confecção de lingeries e pintura em tecido.

Os cursos têm entre dois e cinco meses de duração e são realizados duas vezes por semana, no Clube de Mães. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Sidinir Bif Stechert ressalta que tão importante quanto aprender uma nova profissão e gerar renda através do trabalho, é resgatar a cidadania das participantes. “Muitas mulheres chegam com a autoestima baixa e a possibilidade de aprender algo diferente transforma a vida delas.”

A diarista Claumice Silva Araújo de Oliveira , 40 anos, revela que também está apostando nas oficinas como uma nova oportunidade de vida. Em pouco menos de dois meses frequentando o curso de manicure, ela já está ganhando dinheiro fazendo as unhas das vizinhas e garante que tem emprego garantido daqui alguns meses.

De acordo com a secretária, todos os cursos oferecidos pelo poder público são gratuitos. No caso, da oficina de pintura em tecido, ainda existem vagas. As aulas começam dia 5 de abril. Para participar, basta procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na Avenida Bahia, 236 S, Jardim das Palmeiras. Outras informações pelo telefone 3549 3122.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico