01/10/2022 07:49:34
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10470/

Debates e lançamentos culturais para o município marcam a segunda edição do Fórum Municipal de Cultura e Turismo

Encontro aconteceu na última semana, no auditório da Prefeitura
Por Ascom Prefeitura / Carine Alves
01/08/2022 09:17

(Foto: Ascom Prefeitura / Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde realizou, na última semana, o II Fórum Municipal de Cultura e Turismo. O evento, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, na sexta-feira (29) e no sábado (30), reuniu artistas, artesãos e produtores culturais da cidade e dos municípios de Itanhangá, Tapurah, Sinop e Sorriso. 

Na abertura do encontro, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância dos debates voltados à cultura no município. “Lucas do Rio Verde recebe um grande fluxo migratório há muitos anos e é importante entender a demanda dos artistas para adequar as políticas públicas necessárias dentro do Plano Municipal de Cultura.”

O evento contou a presença do secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, que apresentou o Plano Estadual de Cultura e discutiu sobre as últimas leis aprovadas. “Durante a pandemia, o setor cultural se fortaleceu. Construímos políticas públicas, tivemos aprovações de leis muito importantes para o desenvolvimento do setor, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, atendendo de forma democrática o país inteiro. Nossos encontros são essenciais para os artistas desconstruírem algumas ideias que nem sempre são certas à respeito da cultura e do turismo, é uma oportunidade das pessoas terem acesso aos recursos e financiamentos estaduais e federais, saber como o Estado tem entregado para a sociedade oportunidade de financiamentos de projetos culturais.”

A programação do primeiro dia se encerrou com a palestra sobre fomento e captação de recursos para a cultura do Estado, com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Alessandra Keiko.

No sábado, o Fórum recebeu o gestor cultural e especialista em Economia e Cidades Criativas, Décio Coutinho, que compartilhou suas experiências e deu uma aula de criatividade para os artistas.

Para a artesã Gilse Lesiuk, que trabalha com artesanato há 20 anos, o evento foi muito produtivo. “Passamos por momentos que deixaram a gente em dúvida em relação à cultura, mas depois de ver todos aqui reunidos com um só objetivo, me faz ter orgulho em fazer parte desse movimento. Assim como a educação e a saúde, a cultura também é um direito do cidadão. A informação que eu adquiri no fórum é fazer com que isso seja valorizado a partir de mim, para que a população tenha acesso a isso e eu possa transmitir de uma maneira qualificada e com mais entendimento.”

No final do evento, foi apresentado o Plano Municipal de Cultura, pela secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, que também aproveitou a ocasião para fazer três lançamentos voltados à cultura do município, para a surpresa dos produtores culturais. O primeiro lançamento foi das redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo, que conta agora com o Facebook “Viva Cultura LRV” e Instagram “@vivavultura.lrv”, onde serão publicadas mais informações sobre os projetos da secretaria, abertura de editais, realização de eventos voltados à cultura, além de mostrar um pouco do trabalho que os artesãos, artistas e produtores culturais luverdenses realizam no município.

O segundo a ser lançado foi o site do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. Agora, os cidadãos podem conhecer a história da cidade, além de fazer um Tour Virtual através do site: http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/museu/?text=cultura-turismo.

O terceiro e último lançamento foi o que mais emocionou o público: o projeto físico do Centro Cultural de Lucas do Rio Verde. O espaço, com 3.226 metros quadrados de estrutura, será construído na Avenida Beira Mata, próximo ao CTG, e terá o investimento de mais de 10,5 milhões. O Centro Cultural contará com um teatro com mais de 300 lugares, um teatro externo, 12 salas para oficinas, além de espaços alternativos para apresentações. A obra terá duração de 12 a 15 meses e a previsão de entrega é em 2024.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, avaliou o evento e os lançamentos realizados. “O II Fórum Municipal de Cultura e Turismo foi um sucesso. As pessoas saíram daqui recarregadas como artistas, produtores, classe produtiva que somos. É muito importante que a gente passe por esse tipo de formação que provoca e tira a gente da zona de conforto, nos mostrando que estamos no caminho certo, fazendo o que é necessário. O lançamento do projeto físico do Centro Cultural era um sonho e foi muito bem aceito pelos artistas. A gestão Miguel Vaz cumpriu mais uma vez com o que se propôs, com esse compromisso que assumiu junto aos artistas luverdenses e que vai representar um marco histórico na cidade no que se refere à cultura. Gratidão a todos por acreditar na cultura e entender a importância desse espaço de qualidade voltada para o desenvolvimento da arte.”

CULTURA E TURISMO

Mais em Lucas do Rio Verde


01/10/2022 07:00

Prefeitura programa atividades para orientar sobre Outubro Rosa

A campanha tem o objetivo de estimular as mulheres a realizarem exames preventivos de mama e de colo de útero


30/09/2022 17:00

Prefeitura promove ações para terceira idade em comemoração ao Dia do Idoso

Mais de 170 idosos participaram do evento nesta sexta-feira


30/09/2022 13:18

Lucas do Rio Verde recebe visita da equipe de Cultura de Tangará da Serra

O objetivo do intercâmbio cultural foi conhecer um pouco das ações e projetos que são realizados no município luverdense


30/09/2022 12:58

Período chuvoso exige maiores cuidados com a dengue

Denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo número (65) 3548-2508


30/09/2022 12:42

Gestão Municipal apresenta projeto para doação de terreno para ampliação da Escola Manoel de Barros

Unidade escolar atende 1.178 alunos desde o Ensino Fundamental ao EJA


30/09/2022 12:00

Confira as orientações para votar de forma tranquila e segura nas eleições de domingo (02)

Em Mato Grosso, horário de votação será das 7h às 16h; consulte o seu local no site ou app e-Título


30/09/2022 09:10

Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção ao suicídio

Mais de 1.000 pacientes foram atendidos neste mês


29/09/2022 12:54

Grupo de crochê do PSF V Pioneiro completa sete anos

Os interessados em participar devem procurar o seu agente comunitário de saúde e fazer a inscrição


29/09/2022 10:46

Práticas bem-sucedidas na educação luverdense são apresentadas em seminário

As atividades foram realizadas no Programa Alfabetiza MT, parceria da Prefeitura e Estado


29/09/2022 10:34

Espetáculo musical em homenagem a Luiz Gonzaga acontece neste sábado (1º)

O evento será realizado às 19h, no auditório da Câmara Municipal


28/09/2022 19:12

TCU aprova medida que garante investimentos e obras na BR-163

Estado deve assumir a rodovia federal após a transferência de controle acionário e assinatura do TAC com a concessionária