30/04/2026 07:19:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10670/

Desafios e perspectivas na empregabilidade de PcD são temas de debate em Lucas do Rio Verde

A roda de conversa faz parte da programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
21/09/2022 09:10

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a adaptação das empresas para receber um trabalhador PcD foram assuntos de destaque na roda de conversa, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e parceiros, na noite desta terça-feira (20).

O evento, que faz parte da programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, reuniu lideranças luverdenses, representantes do poder público, de entidades e de empresas, além de especialistas e convidados, e foi transmitido ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook. (Confira aqui)  

Os participantes puderam esclarecer dúvidas, debater sobre o mercado de trabalho, compartilhar experiências e propor iniciativas e melhorias. Uma das propostas apresentadas foi para criar um banco de dados com informações das pessoas com deficiência que têm interesse em qualificação e inclusão no mercado de trabalho local. 

Atualmente, de acordo com o Conselho, cerca de 700 pessoas com deficiência, entre crianças, jovens, adultos e idosos, vivem em Lucas do Rio Verde. Aproximadamente 130 PcDs estão empregadas no município e há, pelo menos, 15 empresas de grande porte que precisam contratar PcD, conforme a legislação.

Entretanto, os desafios da empregabilidade existem para os dois lados. “Além de preparar a empresa para receber esse trabalhador, cumprir as normas e legislação, há também a dificuldade na inclusão do PcD ao mercado de trabalho, algumas vezes a falta de qualificação ou pelas limitações das pessoas, entre outros desafios que hoje são observados, mas esta é uma realidade que precisamos mudar e, por isso, esse debate é tão importante”, esclarece a assistente social e conselheira, Michele Faifer.

A coordenadora do Sine, Eliane Zamberlan, participou do debate e contribuiu com a experiência vivenciada no dia a dia no órgão. “No Sine, ao fazer o anúncio, muitas vezes, as empresas não têm essa preocupação de diferenciar as vagas para PcD, acabam anunciando a vaga no geral, em ampla concorrência, o que, de certa forma, desanima as pessoas com deficiência. Mas, quando a vaga é cadastrada da forma correta, exclusiva para PcD, o objetivo é atingido com uma maior procura, com direcionamento de vagas e de candidatos”, pontuou.

Entre os assuntos abordados no encontro estavam direitos e deveres de empregadores e empregados, benefícios às pessoas com deficiência, além de legislação e fiscalização.

“Quando a questão chega ao Judiciário, ela já passou por diversos setores e tentativas de solução. Percebemos que o menor dos problemas é falta de vontade das empresas em se adequar, mas as dificuldades existem e precisamos debater. É muito importante participar dessas discussões e ouvir, são relatos de pessoas que querem resolver, algumas empresas com menos dificuldades de se enquadrar, outras com maiores desafios. Nos colocamos à disposição para esclarecimentos e para colaborar nessa causa, que é muito nobre”, destacou o juiz do Trabalho, André Simionato.

O fortalecimento da base familiar para que o PcD tenha condições de buscar o mercado de trabalho e a implantação de programas de aprendizagem com oportunidades para capacitação também foram pautas da roda de conversa.

“Enquanto Conselho Municipal, podemos intermediar, propor e incentivar a qualificação e melhorias para que a inclusão ao mercado de trabalho seja facilitada. A inclusão não deve ser só em decorrência da lei, mas sim, de fato e pensando na qualidade de vida do PcD, na independência dessa pessoa, na vivência em sociedade e no auxílio à família”, salientou a presidente do CMDPD, Weylla de Souza.

Aos interessados no mercado de trabalho luverdense, um Balcão de Empregos voltado ao público PcD, com disponibilização de vagas e orientações, será realizado nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, no Cras.

A programação completa da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência está disponível no site da Prefeitura.  
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos