26/07/2026 18:27:21
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3881/

Dez instituições luverdenses de ensino participarão do 1º Concurso Literário promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde

A partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde e a editora Ideias, o concurso literário abordará o tema “Ana Maria Machado”
Por Ascom/Flávia Freire
29/04/2014 10:49

(Foto: Ascom/Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

Buscando colaborar com o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes do município, das redes pública e particular de ensino,  por meio de ações voltadas à formação continuada para professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está promovendo o 1º Concurso Literário.

O objetivo é proporcionar aos alunos e professores o acesso a textos com sentido, com alma, com a estética da criação e da representação literária, tendo como base a obra infantil “A menina que vivia perdendo”,  da renomada autora Ana Maria Machado.

As inscrições aconteceram até o dia 04 de abril. Inscreveram-se dez instituições escolares, por meio de 47 professores, somando 1.368 estudantes, que terão seus textos analisados por uma banca julgadora em diversos quesitos, entre eles: gênero, criação, criatividade, originalidade, coerência e coesão, em suas devidas proporções, uma vez que se trata de categorias com alunos em anos diferentes.

A classificação se dará de acordo com a categoria em que o aluno se encontra. E os vencedores terão seus contos publicados em um livro no final do ano, pela editora Ideias.

Para coroar este grande evento, a exemplo do que foi feito no ano passado, ao trazer o escritor Celso Antunes, a Secretaria Municipal de Educação trará Ana Maria Machado, que no dia 28 de maio fará uma manhã de autógrafos na Escola Municipal Vinícius de Moraes e à tarde, passará por algumas escolas da rede particular de ensino.

A noite, às 19h, a escritora ministrará a palestra “Como e por que ler os clássicos universais desde cedo”, tema que também é título de um de seus livros.  Nesta apresentação, a autora mostrará como tornar a leitura um prazer, ensinando aos pais e mestres, a maneira que podem fazer com que as suas crianças, jovens e eles mesmos descubram no livro um cúmplice para grandes viagens.

A entrada para a palestra, que acontecerá no Auditório da Câmara de Vereadores, com direito ao livro, está à venda na Secretaria de Educação, ao preço de R$ 50.

O livro – ‘A menina que roubava livros’
Trata-se de uma publicação da Editora Ideias, lançado em fevereiro deste ano. No enredo é contada a história de Lena, uma menina que está crescendo e à medida que cresce “perde suas coisas”. Inconformada, por perder seus bens materiais, a menina não entende o que acontece a sua volta, até que os pais a ajudam a perceber que o processo natural de crescer envolve a ação de desfazer-se de coisas antigas, doar para outras crianças, para só então poder ganhar coisas novas.

Ana Maria Machado
A autora já publicou mais de 100 livros no Brasil e ultrapassou a marca de 20 milhões de exemplares vendidos em mais de 20 países. Essa marca lhe rendeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Casa de Las Américas (Cuba, 1980), o Hans Christian Andersen internacional (2000), o mais importante prêmio literário da literatura infanto-juvenil – considerado o pequeno Nobel de Literatura, o Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (2011), pelo conjunto da obra e o Machado de Assis da Biblioteca Nacional pelos romances publicados. Além destes, Ana Maria também já recebeu os prêmios Jabuti, Bienal de São Paulo, João de Barro e Cecília Meireles.

Instituições participantes:
•    Escola Municipal Bernardo Guimarães
•    Escola Municipal Caminho Para o Futuro
•    Centro Educacional Piaget
•    Colégio La Salle
•    Escola Municipal Eça de Queirós
•    Escola Municipal Érico Veríssimo
•    Escola Municipal Fredolino Vieira Barros
•    Escola Municipal Menino Deus
•    Escola Municipal São Cristóvão
•    Escola Municipal Vinícius de Moraes

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)