24/07/2026 12:18:27
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13385/

Dezembro Vermelho reforça as ações prevenção e diagnóstico do HIV

Em Lucas do Rio Verde, 450 pacientes são acompanhados pela rede municipal de saúde
Por Ascom Prefeitura/Marcello Paulino
03/12/2024 09:42

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A campanha “Dezembro Vermelho” foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2017, por meio da Lei n. 13.504. O objetivo é mobilizar toda a sociedade a lutar contra o vírus HIV, a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (ISTs).

Em Lucas do Rio Verde, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma programação, com a capacitação dos servidores, orientação da população e a realização de testes rápidos em todas as unidades básicas.

A médica Dra. Gabriela Massafra Porazzi, responsável pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), o objetivo é reforçar as ações de prevenção e diagnóstico, principalmente, do HIV.

“Muitos dos sintomas, diarreia e febre, podem ser confundidos com outras doenças, por isso, a importância do teste rápido. Se possui vida sexual ativa, pelo menos uma vez ao ano e pessoas com exposição sexual de risco, devem realizar o exame a cada seis meses”.

Atualmente, 450 pacientes são acompanhados pela rede municipal de saúde. Somente em 2024, foram 41 novos casos, com predominância em homens, de 20 a 30 anos de idade. Seis casos a menos, se comparado ao ano passado.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, ressaltou a importância da criação do SAE, referência no atendimento aos pacientes com doenças infecciosas.

A unidade foi implantada em junho de 2023 e hoje oferta, além do atendimento médico, exames e a dispensação dos medicamentos, o acompanhamento psicológico, nutricional e de assistência social.

“Antes, os nossos pacientes tinham que se deslocar até Sinop para serem atendidos, hoje, o atendimento é realizado no Espaço Saúde, com a oferta dos exames, consulta, medicamentos e toda uma equipe multiprofissional”, destacou a secretária.

Descoberta em 1981, o HIV, vírus causador da Aids, é transmitido por meio do sexo sem o uso do preservativo e do compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas.

Em todo o mundo, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), cerca de 85,6 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus e mais de 40 milhões morreram em decorrência da doença.

“Há muitos anos, o diagnóstico de HIV deixou de ser uma sentença de morte. Hoje, os pacientes que fazem o acompanhamento médico, que tomam a medicação diariamente, levam uma vida normal. O grande desafio está na prevenção, em evitar os novos casos”, finalizou a secretária de Saúde.

Programação do Dezembro Vermelho

Dias 11 e 12

Capacitação dos servidores das unidades básicas, com foco no diagnóstico e acolhimento dos pacientes

Dia 18

Dia “D” com testes rápidos e orientações no SAE

Os testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades de saúde e PAM, todos os dias, o ano inteiro.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)