01/06/2026 05:07:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12053/

Dia D da vacinação antirrábica será no dia 16 de setembro

A Vigilância Sanitária pede que os donos dos pets levem a caderneta de vacinação atualizada
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
10/09/2023 13:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

O Dia D da campanha antirrábica em Lucas do Rio Verde será no dia 16 de setembro (sábado), das 7h às 17h, em todos os PSFs da área urbana. Esse ano a meta é vacinar 15.100 mil animais, sendo 13 mil cães e 2.100 gatos. A Vigilância Sanitária pede que os donos dos pets levem a caderneta de vacinação atualizada. 

A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente em animais domésticos, considerando que esse é um vírus 100% letal, ou seja, que leva animal a óbito.

Para colocar a vacinação dos pets em dia, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, convoca a população para levar cães e gatos no dia D da campanha. 

Para ser vacinado, o animal precisa ter, pelo menos, três meses de vida e não apresentar nenhuma doença no dia da aplicação, além de, no caso das fêmeas, não estarem em período de gestação ou amamentação.

A Nota Técnica nº 01/2023, da Secretaria de Estado de Saúde, reforça que é proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos para serem aplicadas em casa, delegando aos mesmos a responsabilidade da vacinação de seus animais. Os donos devem levar os animais ao local para a aplicação.

Em 2022, mais de 10 mil cães e gatos foram imunizados contra a raiva durante todo o período de vacinação.

A população rural será atendida nos respectivos PSFs, após o Dia D da campanha na área urbana. A data será informada posteriormente.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda com um alto nível de letalidade, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

A vacinação dos animais é a melhor forma de prevenir a difusão da raiva. Dessa forma, a vacinação antirrábica é essencial não só para cães e gatos, como também é uma forma de prevenção da saúde pública. 
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


30/05/2026 12:35

Maio Amarelo é encerrado com participação de estudantes e forças de segurança em Lucas do Rio Verde

Conscientização no trânsito, palestras nas escolas e simulação de acidente marcaram a campanha


29/05/2026 16:00

Visão de futuro: Lucas do Rio Verde planeja desenvolvimento para os próximos anos com revisão do Plano Diretor

Apresentação foi realizada ontem (28), em audiência pública na Câmara Municipal


29/05/2026 12:39

4ª Olimpíada Municipal de Foguetes transforma ciência em espetáculo educativo em Lucas do Rio Verde

41 equipes competiram no Estádio Passo das Emas nesta sexta-feira (29)


29/05/2026 11:47

Audiência Pública apresentou prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026

A apresentação da prestação de contas cumpre à Lei de Responsabilidade Fiscal


28/05/2026 14:43

Com mais de 16 mil empresas, Lucas do Rio Verde atrai maior atacarejo de MT e fortalece economia

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com as presenças do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, secretários e autoridades locais


28/05/2026 10:09

Jovens líderes em formação: encontro de cooperativas escolares capacita alunos da rede municipal

Estudantes participaram de oficinas voltadas à liderança, comunicação e educação financeira


28/05/2026 07:47

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (28)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (30), na Central de Regulação


28/05/2026 07:31

Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e debate do Plano Diretor nesta quinta-feira (28)

Eventos acontecerão na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, a partir das 17h, e serão transmitidos de forma on-line


27/05/2026 12:10

Entrega da nova sede da UPC ampliará atendimentos de castração em Lucas

Mais de seis mil animais já foram castrados no município desde 2022


27/05/2026 09:59

Prefeitura reforça ações para organizar fiação aérea e garantir mais segurança em Lucas do Rio Verde

A ação será executada pela Energisa ao longo de todo o ano