08/05/2026 05:32:48
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7782/

Dia D da vacinação seletiva de sarampo será neste sábado, dia 30

O foco é atender adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
28/11/2019 07:38

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A segunda etapa da Campanha Nacional contra o Sarampo começou no dia 18 e vai até o próximo sábado, dia 30 de novembro. O foco é atender adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

Durante a semana, todos os PSFs de Lucas do Rio Verde têm doses da vacina. Mas no Dia D somente algumas unidades atenderão. No sábado, o atendimento será das 7h às 17h, e será realizado nas seguintes unidades:

PSF VI – Jardim das Palmeiras
PSF VII – Jardim Primaveras
PSF VIII – Bandeirantes
PSF XI – Tessele Junior
PSF XIII – Parque das Américas

Na oportunidade, será feita também avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.

A primeira etapa, realizada em outubro, vacinou crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).


SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde


06/05/2026 17:06

Dr. Giorgio Trentin assume a supervisão da Atenção Primária à Saúde

O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (06), pelo secretário Welligton Souto


06/05/2026 16:16

Cerimônia de apresentação dos aprovados no Bolsa Atleta 2026 aconteceu nesta quarta-feira (06)

Programa contempla 12 modalidades esportivas em quatro categorias


05/05/2026 16:06

Atração de investimentos: Lucas do Rio Verde fortalece desenvolvimento econômico com novo complexo logístico

Grupo investiu mais de R$ 50 milhões e deve gerar 165 empregos diretos


05/05/2026 15:40

Número de participantes de corrida de rua cresce em Lucas do Rio Verde e registra recorde de inscritos em uma única etapa municipal

Corrida de outono, marcada para o próximo sábado (9), contará com a participação de 2.200 atletas