24/07/2026 23:27:51
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9302/

Dia das Crianças: Procon orienta consumidores para compras mais seguras

Fique atento às informações sobre o produto e possibilidade de troca no estabelecimento
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
07/10/2021 15:45

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Nas ruas da cidade muitas pessoas já estão em busca do presente ideal para o Dia das Crianças, celebrado na próxima terça-feira (12). A Coordenadoria de Defesa do Consumidor de Lucas do Rio Verde (Procon) faz alertas para uma compra segura e sem transtornos. Para isso, observar alguns itens e informações sobre o produto são fundamentais.

Segundo o Procon, a compra por impulso ou baseada somente na vontade da criança pode gerar gastos desnecessários. Também é importante ficar de olho nos preços, se informando sobre o valor do produto à vista e o total parcelado, e, sempre que possível, optar pelo pagamento à vista ou parcelar com valores que cabem no orçamento.

A unidade ressalta ainda que os brinquedos também estão sujeitos a todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O art. 74 da legislação afirma que o vendedor deve entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo. Em casos de reclamações não atendidas pelo fornecedor, o consumidor pode exigir a troca do item, a devolução do valor pago ou o abatimento do preço na loja, mediante a apresentação da nota fiscal.

No caso dos brinquedos, os consumidores devem verificar informações na embalagem como a faixa etária a que o brinquedo se destina, instruções de uso, de montagem, entre outras. No rótulo, tudo deve ser apresentado de forma clara.

Outro item a ser observado nos brinquedos é a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso é a garantia de que o produto foi testado e é de boa procedência.

Já as roupas e similares, sempre é importante verificar a possibilidade de troca em caso de problemas com tamanho, cor ou modelo. O prazo para substituir o produto deve estar descrito, de maneira clara, na nota fiscal. 

Em caso de dúvidas, informações ou denúncia de estabelecimento comercial que descumprir o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas podem procurar o Procon, que fica na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, 766, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Estimativa de compras
A expectativa de consumo para o Dia das Crianças deste ano reforça a tendência de uma recuperação gradual do varejo. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 72% dos brasileiros devem ir às compras para o Dia das Crianças. A expectativa é de que o varejo nacional movimente aproximadamente R$ 10,93 bilhões.

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)