07/04/2026 09:05:15
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7089/

Educação realiza formação dirigida a gestores escolares sobre PPP

Atividade resulta da cooperação firmada com o Cefapro/Sinop
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros
21/03/2019 10:15

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Gestores educacionais de 23 unidades, 17 da rede municipal e seis da rede estadual, juntamente com assessores pedagógicos do município e do estado e representante do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), totalizando 89 profissionais, participaram nos dias 14 e 15 de março, no auditório da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, da formação intitulada Reestruturação do Projeto Político Pedagógico – PPP/2019.

Com carga de 24 horas, 16 delas presenciais e oito à distância, a atividade resultou do termo de Cooperação Técnica de Formação Continuada, Atualização e Desenvolvimento Profissional celebrado entre Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc), Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), de Sinop, e a Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, a colaboração técnica dará continuidade ao processo de formação desencadeado a partir do final de janeiro, durante a semana de abertura do ano letivo, com a I Jornada de Inovação Pedagógica, que teve a implementação da BNCC como eixo temático. “Esta foi a primeira ação formativa realizada no ano de 2019 proporcionada pela parceria entre a Cefapro e a Secretaria de Educação, mas com o processo de implementação da BNCC no decorrer do ano, certamente haverá necessidade de outras ações cooperativas com este objetivo”, frisa.

De acordo com a professora Sara Cristina Gomes Pereira, mestra em Letras (Unemat) e integrante do grupo de cinco formadores do Cefapro responsável pela atividade, o Projeto Político Pedagógico é um instrumento de planejamento que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, visando garantir a qualidade e o cumprimento dos objetivos propostos pela instituição.

Por entender que devem ser consideradas as especificidades e necessidades de cada comunidade escolar, ela defende que todos os segmentos desse grupo comunitário devem ser envolvidos no projeto. “A construção coletiva desta proposta é o que assegura a legitimidade das ações definidas para serem encaminhadas no decorrer do ano letivo”, ressalta.

Ainda segundo a formadora, a atividade foi organizada e desenvolvida dentro de uma perspectiva teórico-prática, buscando enfatizar a intencionalidade e a coerência que deve haver entre os Marcos Situacional, Conceitual e Operatório e o Plano de Ação, que, de forma articulada, sustentam todas as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas pelas unidades educacionais.

Na opinião da professora Regiane Carvalho de Castro Borges, especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas, também ligada ao grupo de formadores do Cefapro, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo território brasileiro, em curso atualmente, reduziu a distância entre as propostas pedagógicas das duas redes e possibilitou subsídio teórico e metodológico para a reestruturação do currículo. “Esse processo deve acontecer de forma contextualizada em conformidade com a identidade de cada instituição. Isso, por sua vez, resultará na equidade e qualidade da educação do município”, avalia.  

O grupo de formadores também teve a participação da professora Adenilse Silva de Jesus, mestra em Ensino de Ciências e Matemática (Unemat), do professor Jeferson Lucas Zanin, mestre em Ensino de Ciências Naturais (UFMT), e do professor Marcos Borges de Oliveira, mestre em Ensino de Matemática (UFMT).

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)