24/10/2026 00:11:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7908/

Educação terá Plano de Desenvolvimento Estratégico Decenal

Cinco eixos visam garantir a estrutura necessária para fornecer educação básica de excelência
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
07/02/2020 15:39

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

O rompimento com a visão de curto prazo que costuma nortear os programas de governos, sem o estabelecimento de uma política de Estado que evite as costumeiras descontinuidades na administração pública, representa o fio condutor do Plano Estratégico 2017/2027 elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde.

A proposta, segundo a secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, contou com a participação efetiva dos servidores e lideranças e significa a criação de uma identidade institucional e organizacional referenciada no Plano Nacional e Municipal de Educação que servirá de guia para os gestores atuais e para os futuros gestores.

“Foram sete meses de muito trabalho para chegarmos ao diagnóstico conjuntural, que considerou os cenários interno e externo à instituição, a identidade institucional, com a missão, visão e valores, mapa estratégico, com objetivos, indicadores de desempenho e metas de curto e longo prazo, e um conjunto de iniciativas e ações voltadas para intervir na realidade de forma transformadora”, observa.

A fase final envolve a elaboração do plano de ação das diferentes áreas que integram a Secretaria e são responsáveis pela garantia da qualidade do ensino e avanço dos atuais indicadores do município detentor do segundo melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado de Mato Grosso.

Mais de mil profissionais – cerca de 60% professores e 40% não docentes – atendem os quase 11 mil alunos das 16 unidades escolares urbanas e das duas pertencentes à zona rural. “Temos enormes desafios pela frente, como a implantação do Documento de Referência Curricular, melhorar ainda mais os índices de alfabetização das crianças, as notas do Ideb e a proficiência dos estudantes dos anos iniciais e finais e o nivelamento da aprendizagem daqueles alunos vindos de outras regiões e a garantia de matrícula e de salas de aula para que ninguém fique fora da rede escolar”, ressalta a secretária.    

Os cinco eixos ou objetivos estratégicos que compõem o plano decenal deverão “garantir educação de excelência, visando o pleno desenvolvimento e valorização humana para o exercício da cidadania, de forma democrática e sustentável”, defende ela.

O tema “Sociedade”, por exemplo, um dos cinco eixos, reúne cinco dos dezesseis tópicos totais: assegurar a universalização da educação básica; melhorar permanentemente a qualidade do ensino; atender as especificidades educacionais; assegurar formação integral para o pleno exercício da cidadania; e garantir a permanência e a terminalidade dos estudos na idade apropriada.

Em “Gestão Democrática e Infraestrutura” são mais três tópicos: garantir a gestão educacional participativa e com controle social; garantir o currículo escolar humanizado; garantir o suporte para o desenvolvimento das ações educacionais.

“Processo Interno”, com outros três tópicos: garantir a cooperação entre os entes da federação e demais secretarias da administração municipal; assegurar a celeridade dos processos internos; e assegurar o acesso à informação e publicidade das ações; “Valorização profissional”, com dois tópicos: assegurar o desempenho e valorização dos profissionais da Educação; desenvolver a cultura socioambiental; e “Financeira”, com outros três pontos: garantir a aplicação dos recursos destinados à educação básica conforme preceitos legais; assegurar a captação de recursos financeiros junto a outras instituições; e assegurar eficiência na execução orçamentária/financeira, completam a lista.

  

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026